Participação no Simpósio BERC-Luso

No dia 6 de junho, a USF-AN participou no Simpósio BERC-Luso “As melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica: uma parceria com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, a convite da Ordem dos Farmacêuticos.

Nesta sessão participou o Vogal da Direção, João Sousa.

A sessão iniciou com intervenção do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que sensibilizou para a necessidade da participação dos vários profissionais de saúde na investigação, nomeadamente na área do medicamento. Ao mesmo tempo, impulsionou um debate sobre o importante papel do Infamed na regulamentação dos medicamentos e dispositivos médicos, assegurando a sua qualidade.

Por sua vez, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação realçou que a área da saúde é um dos pilares da cooperação PT/CPLP. Esta cooperação está assente em 3 áreas:

  • Fortalecimento institucional;
  • Apoio ao desenvolvimento de instituições de referência;
  • Tecnologias informação e diagnóstico.

A seu turno, a Coordenadora do Projeto BERC-Luso, Maria do Céu Patrão Neves, afirmou que a investigação clínica é o impulso dinamizador da comunidade científica.

Este Projeto BERC-Luso assume a capacitação ética e regulamentar em países Africanos, com apoio económico da União Europeia, da Calouste Gulbenkian, da Unesco Bioética, da Autoridade Nacional do Medicamento, da Ordem dos Farmacêuticos e recentemente com o envolvimento adicional da OMS.

A sessão contou ainda com representação da CPLP, e desenrolou-se focada nos requisitos ético-legais da investigação biomédica e investigação clínica como fator de desenvolvimento científico, social e económico.

Mais informações sobre o Projeto BERC-Luso podem ser consultadas aqui.

***Pode consultar o resumo da sessão.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional