Participação no Simpósio BERC-Luso

No dia 6 de junho, a USF-AN participou no Simpósio BERC-Luso “As melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica: uma parceria com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, a convite da Ordem dos Farmacêuticos.
Nesta sessão participou o Vogal da Direção, João Sousa.
A sessão iniciou com intervenção do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que sensibilizou para a necessidade da participação dos vários profissionais de saúde na investigação, nomeadamente na área do medicamento. Ao mesmo tempo, impulsionou um debate sobre o importante papel do Infamed na regulamentação dos medicamentos e dispositivos médicos, assegurando a sua qualidade.
Por sua vez, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação realçou que a área da saúde é um dos pilares da cooperação PT/CPLP. Esta cooperação está assente em 3 áreas:
- Fortalecimento institucional;
- Apoio ao desenvolvimento de instituições de referência;
- Tecnologias informação e diagnóstico.
A seu turno, a Coordenadora do Projeto BERC-Luso, Maria do Céu Patrão Neves, afirmou que a investigação clínica é o impulso dinamizador da comunidade científica.
Este Projeto BERC-Luso assume a capacitação ética e regulamentar em países Africanos, com apoio económico da União Europeia, da Calouste Gulbenkian, da Unesco Bioética, da Autoridade Nacional do Medicamento, da Ordem dos Farmacêuticos e recentemente com o envolvimento adicional da OMS.
A sessão contou ainda com representação da CPLP, e desenrolou-se focada nos requisitos ético-legais da investigação biomédica e investigação clínica como fator de desenvolvimento científico, social e económico.
Mais informações sobre o Projeto BERC-Luso podem ser consultadas aqui.
***Pode consultar o resumo da sessão.
A Direção