Participação no Encontro Internacional “Transforming the Future of Ageing”

No passado dia 21 maio, a USF-AN participou no Encontro Internacional Transforming the Future of Ageing, promovido pelo INFARMED.

A USF-AN esteve representada pela Vogal da Direção Sara Caldas.

Nesta sessão debateu-se o tema do envelhecimento e o que o desenvolvimento do mesmo representa para incremento na qualidade de vida dos utentes.

A esperança de vida é maior na Europa quando comparada com Portugal e estima-se que em 2050 cerca de 35% da população tenha idade superior a 65 anos e cerca de 15% tenha acima dos 85 anos.

Em Portugal, espera-se que a esperança média de vida das mulheres seja 84-85 anos e que os idosos viverão com comorbilidades cerca de 29,9 anos para as mulheres e 19,1 anos para os homens.

Verificaram, num estudo realizado, que comparativamente a outros países, como a Bulgária, Roménia, Suécia, Espanha e Europa, os idosos vivem mais (cerca de 30%) com comorbilidades. Concluíram também que o baixo nível de educação está relacionado com o maior número de morbilidades, sendo a depressão a mais prevalente, seguida da diabetes e obesidade.

Para além disto, o número de doenças crónicas aumenta com o evoluir da idade e a prevalência de polimedicação nos 18 países da Europa, e Portugal é um dos que tem uma maior percentagem, cerca de 37,4%. Ao mesmo tempo, a principal causa de ida às urgências é o declínio funcional que resulta em quedas, onde mais de 35000 idosos morrem como resultado dessas quedas. A prevenção de quedas na meia-idade inclui visão, audição e equilíbrio.

Para fechar a sessão, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, reforçou a necessidade de dar melhores condições de vida aos nossos idosos.

Assumiu que temos um suporte de saúde e social forte. , não estando tão bem quando falamos depois dos 65 anos, sendo esse o desafio a ser trabalhado.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas aqui.

Consulte o resumo da sessão aqui.

A Direção

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional