Participação no Congresso APTFeridas 2019

Cristina Afonso, vice-presidente da Direção da USF-AN marcou presença no Congresso APTFeridas 2019, que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, em Gondomar.

Felicitou a organização pela excelência do Congresso APTFeridas, pela qualidade e abrangência do programa científico, salientando o facto deste Congresso constituir um momento privilegiado e singular de partilha de experiências, atualização e difusão do conhecimento, na área do tratamento de feridas.

Reforçou a importância do tratamento de feridas nos CSP, sendo este um tema atual e relevante, que existe desde o início dos tempos e continuará a existir, ocorrendo em todas as fases da vida e que pode acompanhar a pessoa por dias, semanas, meses ou anos. Acarretam custos diretos, justificados pela utilização dos serviços de saúde, tais como o número de profissionais implicados, o número de tratamentos, de medicamentos, de cirurgias e custos indiretos pela diminuição da produtividade e aumento do absentismo laboral. Acrescem, ainda, as repercussões pessoais e familiares. As feridas, com frequência, são acompanhadas de dor, desconforto e angústia, associada à alteração da autoimagem, ao medo, ao estigma e à dependência dos serviços e profissionais de saúde. Aspetos que se presumem ser promotores da diminuição da qualidade de vida.

Referiu que o Tratamento de Feridas é um problema das pessoas, dos serviços de saúde, das políticas de saúde e de toda a sociedade. Estão escondidas na maior parte dos casos, mas existem, sendo o seu tratamento incontornável.

Razões que levam a USF-AN a salientar a necessidade de manter o empenho por garantir no SNS a equidade e acessibilidade nos cuidados, para que todas as pessoas portadoras de feridas, em qualquer parte do país, tenham acesso aos cuidados baseados na melhor evidência, prestados pelos profissionais com qualificações mais ajustadas.

Salientou que o tratamento de feridas requer saber, resiliência, disponibilidade e experiência. Exige liderança, meios, vontade, responsabilização e empenho de todos os profissionais que lidam com as pessoas portadoras de feridas, sem esquecer a necessária reorganização dos serviços de saúde. Estes devem garantir a melhor integração e articulação de cuidados, com respostas mais céleres e resolutivas, sendo imperativo contemplar em todos os níveis de cuidados, consultas especificas na área do tratamento de feridas, constituídas por equipas multidisciplinares e dedicadas, que assegurem as melhores práticas e rentabilização de recursos.

Destacou ser necessário responsabilizar para a implementação dos normativos de boas práticas emanados pelas entidades competentes. Não chega existirem normas de boas práticas, baseadas na melhor evidência, é necessário ir mais além garantindo o acompanhamento e os recursos necessários à implementação das mesmas, numa lógica de transparência e responsabilização. A população começa a não perceber as iniquidades, no acesso a determinado tipo de cuidados, sendo disso exemplo a organização de cuidados ao pé diabético.

Por último referiu que os sistemas de informação, carecem de otimização. O processo clínico eletrónico deve ser único e centrado no cidadão, independentemente do local da prestação dos cuidados e do profissional de saúde. No que ao tratamento de feridas diz respeito, o processo clínico tem que evoluir, de modo a facilitar a prática clínica e ter utilidade no seguimento da pessoa, sendo que a integração da imagem é um requisito fundamental para diminuir a subjetividade assegurar a continuidade de cuidados.

A par destas inquietações reforçou a necessidade de uma aposta certeira na literacia em saúde, na capacitação da própria pessoa portadora de ferida e/ou cuidadores e famílias, bem como, a imperatividade de atuar nas determinantes e desigualdades sociais condicionantes da condição de saúde e muitas vezes do mau prognóstico das feridas.

A USFAN continuará a dar os seus contributos para a qualificação do SNS, nesta e noutras áreas de cuidados à população.

Cristina Afonso

Vice-presidente da Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!