Participação no 2º Congresso da AUCC

No passado dia 28 de fevereiro de 2020, a convite da Comissão Organizadora, o Presidente da USF-AN, Diogo Urjais, esteve presente no 2º Congresso da Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade (AUCC), que decorreu no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal – Seixal. Apesar de o convite ter sido para todo o programa científico, este foi especialmente direcionado para o debate “um olhar atento sobre a carteira de serviços das UCC”, seguido da Mesa de honra.

A intervenção no 2º Congresso das UCC assentou muito naquilo que defendemos para articulação entre todos os agentes dos Cuidados Saúde Primários: partilha, comunicação, transparência e excelência.

Sabemos, à partida, que a experiência da relação de “condomínio” e parceria de cuidados com as UCC é muito variável e distinta no nosso pequeno território. Por outro lado, quer as condições físicas, quer as de recursos humanos são muito diferentes entre locais e regiões distintas, tornando muito difícil o trabalho das mesmas.

Assim, é fundamental e primordial que as várias Unidades Funcionais dos Centro de Saúde, neste caso em particular UCC e USF, reúnam em conjunto e discutam estratégias comuns e conjuntas. Não podemos continuar a cometer alguns erros do passado, intrínsecos até dos portugueses, como os da falta de partilha e do trabalhar cada um por si. É fundamental criar canais de comunicação para potenciar o trabalho de cada unidade/profissional, nem que seja com reuniões regulares. Anualmente e em articulação, devem ser definidas determinadas prioridades trabalhando em harmonia, indo de encontro aos Planos Locais de Saúde e às reais necessidades daquela população. Tal como foi referido no 2º Congresso, a Carteira Básica das UCC poderá ter um tronco nacional comum, mas com flexibilidade necessária para as devidas particularidades e direcionada para a população onde está inserida. Consideramos, também, que devem ainda ser definidas estratégias em estreita relação para problemas comuns e locais de organização, partilha de espaços, gestão de materiais, etc..

Concluindo, recordamos que a USF-AN continua disponível para colaborar com todas as associações/instituições e apoiar todas as ações que tenham como foco o desenvolvimento dos Cuidados Saúde Primários. Sejamos sempre capazes de colocar o cidadão no centro do SNS e desenvolver estratégias que promovam a sua saúde e segurança, para melhores e mais cuidados de saúde.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional