Participação no 1º Congresso Nacional das Unidades de Cuidados na Comunidade

No passado dia 24 maio de 2019 realizou-se o I Congresso Nacional das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), no Porto, organizado pela Associação das UCC.

A USF-AN esteve presente, representada pelo vogal da Direção João Sousa.

A sessão de abertura contou com a participação da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, do Vereador da Câmara Municipal do Porto, Paulo Sousa, do membro da Coordenação Nacional para a Reforma Cuidados Saúde Primários (CNCSP), Manuel Oliveira, do Presidente da ARS do Norte, Carlos Nunes, do Presidente da Escola Superior de Saúde Santa Maria, José Manuel Silva, e da Presidente da Associação das UCC, Silvana Marques.

As UCC são compostas por equipas multidisciplinares de profissionais de saúde e prestam um leque de serviços abrangente e diversificados, alinhados com as necessidades locais, com uma perspetiva salutogénica, ao longo de todo o espectro saúde-doença, representando uma das mais-valias do processo de reforma dos CSP.

Durante o evento foram debatidos o processo de criação e evolução das UCC nos 10 anos desde a sua criação, focando os desafios e estratégias futuras para o seu desenvolvimento.

Foram sublinhadas assimetrias na cobertura do território nacional e da existência de regiões especialmente carenciadas, nomeadamente a ARSLVT (ex.: ACES Lisboa Central). A capacidade de mobilização e contratação de recursos humanos foram apontados em vários momentos do dia como algumas das principais barreiras ao modelo, isto apesar dos cuidados domiciliares a utentes, parte da carteira básica de serviços destas unidades, estarem alinhadas com várias políticas em discussão recente, nomeadamente o estatuído de cuidador informal e o internamento domiciliar.

Durante o dia foram apresentados vários projetos de abordagens diferenciadas de modelos de boas práticas de várias unidades. Destacam-se aqui projetos de intervenção a nível escolar, na melhoria do bem-estar e socialização das crianças, seguimento na comunidade de doentes complexos e com multimorbilidade, em colaboração com médico de família e internista, seguimento intensivo de utentes com diabetes, entre outros.

O processo de contratualização nas UCC foi um dos temas de maior destaque, tendo contado com elementos da CNCSP (José Luís Biscaia), da ACSS (Tito Fernandes) e da ARS Norte (Cristina Antunes).

Posteriormente, foi apresentada a perspetiva de acreditação nas UCC, apresentando o exemplo duma unidade acreditada, a UCC Santarém (Maria Manuela de Campos). Foram focados aspetos técnicos do processo, nomeadamente o financiamento do mesmo, e os ganhos adquiridos para a unidade e cuidados prestados.

Foi também brevemente discutida a ideia do “modelo B” das UCC.

A USF-AN abordou a perspetiva de articulação entre unidades dos CSP, hospitais, prestadores privados e parceiros sociais, fazendo a comparação entre 2 ACeS com níveis de cobertura e de serviços muito distintos (nomeadamente Cascais e Lisboa Central).

O tema da articulação de cuidados é focado nos Pilares II, IV e V do 7×7 Medidas: Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários, sendo que o Pilar IV (processos assistenciais integrados e trabalho em rede) sugere mais medidas sobre o tema.

A carência de recursos humanos é um problema incontornável que terá de ser resolvido, sendo que, no entretanto, aspetos chave como a melhoria de comunicação (com parceiros sociais, instâncias legais, escolas, autarquias, comunidade e unidades de saúde), melhoria dos canais de referenciação e comunicação com as UCC, melhoria dos sistemas de informação, e sobretudo a implementação de uma História Clínica Única, poderiam minimizar e otimizar o fluxo de informação e trabalho, e assim, o rendimento dos profissionais.

No final, foi lançado o convite para a participação na sessão de trabalho da USF-AN sobre os Pilares III, IV, VI, VII, a decorrer em Coimbra a 15 de junho.

Foi também sublinhada a importância da participação das UCC na discussão da reinvenção dos Centros de Saúde, tema do 11º Encontro Nacional das USF, a decorrer no Monte da Caparica a 29 e 30 de Novembro.

A última sessão do dia foi uma mesa redonda sobre Multidisciplinaridade na Intervenção Comunitária.

Pode conhecer a apresentação utilizada pela USF-AN.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional