Participação na Apresentação Barómetro da Adoção da Telessaúde e Inteligência Artificial

No passado dia 4 de junho, a USF-AN participou na Apresentação Barómetro da Adoção da Telessaúde e Inteligência Artificial, estando representada pelo Secretário da Direção Pedro Coelho.

Foi uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio da Global Intelligent Technologies (Glintt), numa parceria científica com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e com o apoio institucional dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), com o objetivo de compreender o nível de adoção da Telessaúde e da Inteligência Artificial nas Instituições do Sistema de Saúde Português, identificar áreas de potencial utilização, e clarificar os pontos críticos (facilitadores e barreiras) para a sua adoção e utilização.

Por estarmos na era tecnológica, urge a necessidade da saúde adaptar os seus meios tecnológicos para podermos prestar melhores cuidados de saúde as pessoas.

Segundo a OMS, um dos principais benefícios da Telessaúde é uma melhor cobertura e integração de cuidados,  afetando a forma como os profissionais de saúde e as instituições de relacionam com os seus utentes.

De acordo com os promotores desta iniciativa, Saúde e tecnologia têm que estar lado a lado, devendo existir o devido investimento. Assim como na banca e no retalho, a tecnologia tem de ser aplicada na gestão da saúde e da doença. As burocracias são altamente impeditivas da massificação da Telessaúde nas instituições, especialmente as do Estado. Os pagadores têm de estar a bordo e não olhar para o custo imediato, mas para os ganhos em saúde que as novas tecnologias e a monitorização à distância vão gerar.

Depois de apresentados os resultados do estudo realizado bem como algumas visões sobre esta a temática, a sessão encerrou com a presença do Senhor Secretário de Estado e da Saúde, Francisco Ramos, que assumiu que haverá programa de trabalho do Ministério da Saúde sobre esta matéria. Assume ser necessário um modelo de financiamento sustentável nesta área, devendo existir transparência para garantir aos utentes e profissionais a segurança e qualidade.

***Pode consultar o resumo da sessão.

A Direção

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional