Conferência Portugal Saudável – Missão Continente

No passado dia 10 de abril de 2019, a USF-AN, representada pela Vogal da Direção, Sara Caldas, na qualidade de parceira da Missão Continente, participou na Conferência Portugal Saudável, que juntou diversos setores para debater o futuro do Sistema Alimentar.

A conclusão basilar da 4ª edição da Conferência Portugal Saudável foi “Trabalhar em conjunto para criar uma sociedade mais saudável e sustentável.”. Esta iniciativa promovida pela Missão Continente teve a participação de ilustres figuras da academia, politica, saúde, entre outros.

Na abertura da conferência, Guilherme Duarte, Adjunto da Secretária de Estado da Saúde, destacou algumas iniciativas que o Ministério da Saúde está a desenvolver para a promoção de uma alimentação saudável. Ao mesmo tempo, Corinna Hawkes, Diretora do Centre for Food Policy da Universidade de Londres, evidenciou a possibilidade de existir uma colaboração conjunta entre governo e os vários setores, bem como “a adoção de uma moldura legislativa incentivadora.”

Ao apresentar os resultados do relatório encomendado pelo Conselho da União Europeia, Corinna Hawkes mencionou a importância da contratação pública, da Política Agrícola Comum, de sistemas de distribuição de frutas e legumes nas escolas, em redes de distribuição de pequena dimensão e no desenvolvimento de capacidades dos vários intervenientes do sistema alimentar.

Ruth Osborne, fundadora da consultora Retired Hen e mentora do restaurante desperdício zero ReTaste, em Estocolmo, explicou como é possível contrariar a tendência da restauração para o desperdício alimentar, através da adoção de ementas com excedentes alimentares que são recolhidos de supermercados.

Foi possível assistir a um excelente debate, que foi ainda enriquecido com as Conversas À Roda da Alimentação, moderadas por Catarina Furtado.

A Conferência foi encerrada pelo Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, que defendeu que “A promoção da alimentação saudável contribui para um crescimento económico mais inteligente, mais sustentável e mais inclusivo, sendo que esse crescimento pode ser estimulado através da disponibilização de ferramentas digitais aos agricultores, da utilização de métodos e processos que visem a sustentabilidade ambiental, a preservação da biodiversidade e a redução do desperdício, alavancando o potencial da economia circular e da bio-economia.”

Tiago Simões, Diretor de Marketing da Sonae MC, mostrou a sua satisfação com os resultados da Conferência, destacando o “papel central que este evento tem na concretização do papel social da Missão Continente”.

Neste mesmo dia, renovou-se o protocolo de cooperação entre os parceiros da Missão Continente, nos quais se incluí a USF-AN.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional