Cerimónia de comemoração do dia mundial da Saúde

No passado dia 5 de abril, em Lisboa, a USF-AN participou na cerimónia de comemoração do dia mundial da Saúde. A USF-AN esteve representada pelo secretário da Direção, Pedro Coelho.

Com o tema «Cobertura Universal de Saúde», a sessão iniciou com as boas-vidas dadas pela Secretária-geral Graça Freitas.

“Cobertura Universal de Saúde”, no seu entender, significa que todos têm acesso, sem risco financeiro, à saúde. Confirmando que metade da população mundial não recebe os cuidados de saúde que necessita, urge a necessidade de sistemas de saúde estruturados e resilientes.

Para tal, implica profissionais capacitados, treinados e motivados. Infra-estruturas e sistemas de informação adequados.

Nas últimas décadas, no nosso país, atingiram-se ganhos em saúde significativos, redução da mortalidade, redução da mortalidade materna e infantil, aumento da esperança média de vida.

Hoje, urge capacitar o cidadão para a gestão da sua saúde, promovendo a literacia.

Portugal assume posição cimeira nos cuidados de saúde a estrangeiros, mesmo aqueles em situação irregular. Assistência em protocolo com os PALOP.

Se salientar que nos últimos 15 anos, a esperança média de vida à nascença aumentou 4 anos.

Depois de um amplo debate, cujo programa pode ser consultado online, a sessão encerrou com uma comunicação da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Esta começou por referir que o direito a saúde é um direito fundamental dos cidadãos, e como tal, a saúde deve ser alvo de investimentos do Estado.

Segundo a Ministra, os ganhos em saúde não poderiam ter sido possíveis sem o contributo essencial dos profissionais do SNS, contudo admite a necessidade de mais profissionais devidamente distribuídos para a universalização do SNS. É necessário um eixo fundamental – a aceitabilidade dos profissionais, como no passado.

Ainda nas palavras de Marta Temido, os ganhos em saúde que referimos devem-se à evolução para a rede de 1000 unidades de cuidados de saúde primários, destacando-se as USF.

Por fim, foi reafirmado manter o compromisso do Ministério da Saúde com os valores de abril, trabalhando para um serviço público onde todos os portugueses têm acesso a cuidados de saúde de excelência.

A USF-AN continuará a acompanhar e participar as iniciativas que promovam sinergias em prol dos CSP e do SNS.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional