Aprestação Pública do BI-CSP

No passado dia 15 de dezembro, a USF-AN participou na Apresentação Pública do BI-CSP que decorreu no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Após longos períodos de discussão, reflexão e organização de toda a informação, finalmente está acessível, no Portal do SNS, mais uma ferramenta BI (Business Intelligence). Qualquer cidadão pode, agora, em tempo real saber quantos Unidades Funcionais estão em atividade, os profissionais que as constituem e ainda algumas caraterísticas da população que servem, bem como o seu desempenho no que respeita a acessibilidade e prestação de contas, com área pública e área autenticada.

De acordo com a apresentação de José Luís Biscaia e Carlos Nunes (CNCSP), deu-se um salto qualificativo no que respeita à integração de ferramentas e simplicidade de acesso. Assim, simplesmente com o email institucional (obrigatório para qualquer profissional), é possível fazer login nesta plataforma e assim obter outras informações com mais detalhe.

O BI-CSP não contribuirá apenas para uma gestão das práticas clínicas e desempenho das Unidades, mas terá também um importante impacto na Administração, na medida em que cada utilizador poderá editar alguns dos dados da sua Unidade, o que garantirá uma informação mais atualizada.

O BI-CSP é assumido também como a ferramenta base de apoio à contratualização contendo toda a necessária metodologia, uma produção automática das respetivas cartas de compromisso e ainda um módulo base de negociação interna entre as partes.

Salienta-se ainda a criação de uma Biblioteca para partilha de alguma documentação de enorme relevância, facilitando desta forma a pesquisa do utilizador.

Outras áreas desta plataforma estão ainda em desenvolvimento, como o E-Qualidade, Auditorias e Investigação.

Nas palavras do Senhor Ministro da Saúde, estamos perante “sinais claros de modernização” do SNS e afirmando a enorme confiança que tem nos “profissionais de saúde que integram o SNS, nos médicos, nos enfermeiros, nos secretários clínicos”.

No final da sessão, João Rodrigues, Presidente da USF-AN, salientou o grande desafio já alcançado, com a realização deste projeto, que foi colocar diversas instituições a conversar e a trabalharem em conjunto para o sucesso do projeto.

Acreditamos que estamos no caminho certo e que teremos um SNS cada vez mais próximo.

Conheça o discurso final de João Rodrigues aqui.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional