App Score Alfaiate – criação de um score de complexidade clínica centrado no paciente para mudanças de políticas em saúde, através de uma aplicação móvel

As exigências impostas pelas administrações, ao nível das condições de trabalho, do aumento da produção, com tempos reduzidos para a consulta e uma crescente sobreposição de tarefas, contribuem para aumentar o burnout e diminuir a qualidade do sistema de saúde.

Os tempos alocados a determinado paciente não estão adaptados à Complexidade Clínica (CC) do doente, e devem ter em conta determinados fatores como a experiência profissional; o tipo de consulta ou a realização de procedimentos próprios; a colheita e análise da história clínica; o exame físico; a explicação da situação clínica, das propostas de exames auxiliares de diagnóstico e da terapêutica; a utilização dos sistemas informáticos; a necessidade de realizar relatórios ou outros documentos. 

Para mais, a heterogeneidade subjacente de muitas fisiopatologias deve ser personalizada à capacidade fisiológica, comportamental e ambiental únicas da pessoa. O conceito de CC deve ter em conta as patologias ou problemas do paciente, e englobá-las neste como um todo.

Torna-se necessária estabelecer de forma mensurável e objetiva a CC que subjaz a cada pessoa e portanto, o objetivo é criar um score de CC que possa ser aplicado a cada utente e relacioná-lo com o tempo investido pelo profissional de saúde para fomentar mudanças de políticas em saúde.

A APP Score Alfaiate foi desenvolvida com base nas quatro escalas identificadas que avaliam de uma forma sistemática a complexidade do doente: INTERMED, Oxford Case Complexity Assessment Measure, Patient Centred Assessment Method e Level of Care Utilisation System.

A versão atual da aplicação estará disponível no final do mês de Janeiro e poderá ser feito o download gratuito na App Store e Google Play Store.

Será assim a única aplicação existente baseada em evidência que procura aprimorar a definição de CC e unificar todos os fatores condicionantes à gestão de cada paciente.

Espera-se que a utilização massificada da aplicação e a consequente avaliação da CC de cada utente facilite a construção e validação do score pela comunidade médica, e posteriormente possa ajudar na programação do atendimento e gestão do mesmo – adaptando e personalizando soluções de tempo e esforços alocados, e assim, aumentar a satisfação de todos os intervenientes no processo de tratamentos e cuidados, reduzir custos, e aumentar ganhos em saúde.

José Pedro Vale, Médico interno de MFG

USF Marginal

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!