Alargamento do apoio com farmácias para todo o país

Depois do protocolo assinado em 2017, que se foca, essencialmente, no trabalho cooperativo entre as USF e Farmácias Comunitárias, solicitamos apoio do Ministério da Saúde para que seja possível alargar este projeto a todo o país.
As áreas abrangidas por este protocolo são cinco, nomeadamente: Literacia em Saúde, Prevenção Quaternária, Prevenção da Doença, Promoção da Saúde e Autocuidados.
As ações abrangidas por este protocolo contribuem para um acompanhamento mais próximo dos utentes, através de uma colaboração mais partilhada entre equipas familiares (médicos, enfermeiros e secretários clínicos) e farmacêuticos.
O entendimento foi assinado há três anos e o balanço feito de parte a parte é positivo, no entanto é necessária uma estratégia global e nacional de articulação de cuidados, para que consigamos ser eficazes em áreas nobres, tais como a qualificação da prescrição e literacia em saúde.
A Antena 1 contactou o Ministério da Saúde para saber se está em estudo algum apoio a uma maior implementação deste protocolo, mas até agora não obteve qualquer resposta.
*Ver Reportagem aqui.
A Direção