A USF-AN e a ANF juntas para combater a má utilização das Benzodiazepinas

Cumprindo o protocolo de articulação entre a USF-AN e a ANF, iniciou-se no dia 9 de maio, no Porto, jantar-tertúlia com as USF e Farmácias do ACeS de Gondomar para abordar a questão da sobreutilização das Benzodiazepinas. Replicamos esta iniciativa no ACeS Pinhal Interior Norte e no ACeS de Cascais, no passado dia 17 de maio e 19 de junho, respetivamente.

Nestas sessões contamos com a presença da Coordenação Nacional da Estratégia do Medicamento e dos Produtos de Saúde, representada pelo seu Coordenador Henrique Luz Rodrigues e Membro Hélder Mota, bem como dos Diretores Executivos e Presidentes do Conselhos Clínicos e de Saúde dos ACeS envolvidos e respetivos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, secretários clínicos e farmacêuticos).

Confirmamos que cerca de 10% da população consome regularmente Benzodiazepinas, colocando Portugal no top Europeu no consumo destes fármacos. Dados da Coordenação Nacional Estratégia Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde indicam que, em 2016, 1,9 milhões de utentes portugueses adquiriram pelo menos uma embalagem de medicamentos destinados sobretudo ao tratamento das perturbações de ansiedade e insónia (calmantes) – BDZ ou Z-hipnóticos (Z-H). Estes utentes são maioritariamente do género feminino (70%), nas faixas etárias entre os 55 e os 79 anos (52% do género feminino).

A região dos Açores é a maior utilizadora destes medicamentos, seguida pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e do Centro. A ARS do Algarve regista a menor utilização.

A Coordenação Nacional da Estratégia do Medicamento e dos Produtos de Saúde, em colaboração com o Infarmed, I.P., com treze departamentos do Ministério da Saúde, as Ordens dos Farmacêuticos, dos Médicos e dos Psicólogos, delinearam uma campanha de sensibilização junto dos profissionais de saúde e dos cidadãos em geral com o objetivo de alertar para os riscos associados ao consumo prolongado de benzodiazepinas, tendo validado vários documentos informativos.

Na reunião colaborativa do dia 9 de maio, acordou-se que o ACeS de Gondomar e as suas USF, incluindo também a psiquiatria comunitária, as farmácias comunitárias e outras estruturas da comunidade (por exemplo os lares), irão avançar para o ensaio piloto de um programa de gestão integrado de qualificação da prescrição e dispensa das benzodiazepinas, apoiado pela USF-AN, ANF e Coordenação Nacional da Estratégia do Medicamento e dos Produtos de Saúde.

A USF-AN e a ANF dão por encerrada esta primeira fase de sensibilização, estando desde já a trabalhar em iniciativas semelhantes para outras área de intervenção.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register