6.ª edição do Programa Gilead Génese

No passado dia 21 de novembro, a USF-AN participou na cerimónia Pública de distinção dos Projetos selecionados no âmbito da Edição de 2019 do Programa Gilead GÉNESE, estando representada pelo Secretário da Direção Pedro Coelho.

O Programa Gilead GÉNESE, que se insere na política de Responsabilidade Social da Gilead Sciences, envolve também a Comunidade, encorajando projetos de proximidade, e tem contribuído para a geração de valor no domínio da investigação científica e da intervenção na área da Saúde, em alinhamento com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Anualmente são distinguidos os melhores projetos no âmbito da Investigação e da Comunidade.

A edição de 2019 do Programa Gilead GÉNESE, à semelhança das edições anteriores, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, vendo assim reconhecida a relevância desta iniciativa que apoia projetos nas áreas da hemato-oncologia, doenças hepatites virais e metabólicas e na infeção por VIH/SIDA.

Neste evento, além da distinção dos vencedores, assistimos a uma “Conversa a Dois” entre o Prof. Doutor António Correia de Campos (Presidente do Conselho Económico e Social) e Ricardo Costa (Diretor Geral de Informação do Grupo Impresa), seguida de um painel de debate sobre o tema “Saúde 2030: os desafios para a próxima década” que conta também com a participação da Prof.ª Dr.ª Ana Escoval (Professora Associada da Escola Nacional de Saúde Pública), da Dr.ª Isabel Galriça Neto (Médica Especialista em Cuidados Paliativos) e do Prof. Doutor Arlindo Oliveira (Presidente do Instituto Superior Técnico).

 o Programa Gilead GÉNESE tem a ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional, e de viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes. Ao longo de seis edições, o montante global de financiamento atribuído aos 76 projetos apoiados pelo Programa Gilead GÉNESE ultrapassou um milhão e meio de euros, tornando esta uma das iniciativas de Responsabilidade Social mais impactantes na área da Saúde em Portugal.

À Edição de 2019 do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 56 projetos nacionais, submetidos por diversas entidades científicas, académicas e da sociedade civil, o que representa um incremento significativo no número de candidaturas dos anos anteriores. Foram selecionados 8 trabalhos de investigação e 5 de intervenção comunitária.

Deixamos pequeno resumo do programa da iniciativa:

17:40 – Painel de discussão – “Saúde 2030: Os desafios para a próxima década”

Prof. Dra. Ana Escoval (Professora Associada da Escola Nacional de Saúde Pública) – Utentes não são tão exigentes como deveriam ser. No futuro tem de haver inversão total do sistema. O SNS tem de ser atraente para os profissionais em termos de condições de trabalho. Cuidados de saúde primários devem ser reforçados e haver maior interligação entre os mesmos e os cuidados hospitalares. Trabalhar a nível de inteligência colaborativa, com as pessoas e com os profissionais. O privado cresce porque o público não dá resposta adequada.

Correia de Campos – Hoje há muito mais promoção da saúde do que antigamente.

Dra. Isabel Galriça Neto (Médica Especialista em Cuidados Paliativos) – Não nós podemos centrar a investigação cientifica apenas em novos medicamentos e em dispositivos médicos. É nos últimos 12 meses de vida que as pessoas produzem maiores gastos em saúde, muitos deles desnecessários. Vamos ter de ter mais cuidados na comunidade. Mais apoio aos cuidadores. Estado Regulador mas com a participação do setor social e privado.

Prof. Dr. Alexandre Francisco (Prof. Associado do Dep. De Engenharia Informática e Computadores do IST) – Trabalha na área do Machine learning e Medicina computacional. Medicina Personalizada envolve tratar um indivíduo segundo as especificidades do próprio em vez de um tratamento genérico. Um dos principais problemas é o acesso aos dados específicos dos pacientes.

18:45 – Distinção dos projetos selecionados na edição de 2019

Projetos Vencedores da 6ª Edição do Programa Gilead GENESE

8 projetos na área da investigação:

  • Os exosomas como biopsias líquidas nas doenças metabólicas (Universidade Nova de Lisboa)
  • Avaliação da resposta às sulfonamidas (inibidor de splicing) em cultura de células primárias de LMA humanas (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes)
  • As células endoteliais na lesão hepática: explorando as suas ligações com os macrófagos nas respostas regenerativas (Instituto Gulbenkian de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian)
  • LYMPHOTARGET – Desenvolvimento de imunolipossomas para o tratamento direccionado do Linfoma não-Hodgkin (Faculdade de Medicina Veterinária – CIISA – Universidade de Lisboa
  • Expansão in vitro das células T Regs específicas do recetor no tratamento após transplante de células progenitoras hematopoiéticas (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes)
  • Contributo dos monócitos/macrófagos para a patogénese distinta da infecção por HIV-2 em comparação com HIV-1: correlações clínicas e perspectivas terapêuticas (Instituto de Medicina Molécular João Lobo Antunes)
  • Demência associada à infeção por HIV – estudo dos mecanismos infeciosos e inflamatórios mediados por vesículas extracelulares (CQB-Farma)
  • Explorando a comunicação entre o microambiente da medula óssea através de vesículas extracelulares em modelos de mieloma múltiplo imunocompetente de ratinho e sua potencial translação para a doença humana (Fundação Champalimaud)

5 Projetos de Intervenção Comunitária:

INcide – Diagnóstico e ligação/retenção aos cuidados de saúde de pessoas Trans na cidade do Porto Áreas de Projeto: Doenças hepatites virais e metabólicas, Infeção VIH/SIDA

Instituição: Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida

SULsemC: Promoção do rastreio, ligação aos cuidados de saúde e adesão ao tratamento para a infeção pelos vírus da hepatite C e VIH entre pessoas que consomem ou consumiram drogas na Península de Setúbal

Áreas de Projeto: Doenças hepatites virais e metabólicas, Infeção VIH/SIDA

Instituição: GAT – Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos VIH/SIDA – Pedro Santos

Sobre Rodas

Áreas de Projeto: Doenças hepatites virais e metabólicas, Infeção VIH/SIDA

Instituição: AJPAS

Projeto Piloto de microeliminação da hepatite C: Rastreio da Hepatite C através de Testes Rápidos em utilizadores de drogas inseridos no Serviço de Intervenção de Comportamentos Aditivos e outras Dependências da região Norte (SICAD Norte)

Áreas de Projeto: Doenças hepatites virais e metabólicas, Infeção VIH/SIDA

Instituição: Associação de Infeciologistas do Norte

AMADORA COM CONSCIÊNCIA

Áreas de Projeto: Infeção VIH/SIDA

 Instituição: Bué Fixe- Associação de Jovens

19:45 – Encerramento – Séc. Estado Saúde – António Sales

O programa de governo defende um SNS mais justo e inclusivo que responda melhor as necessidades da população.

A saúde é a área que os portugueses mais valorizam.

A sustentabilidade económico-financeira, demográfica, social e ambiental do SNS no ano em que se assinala o seu 40 aniversário está nas mãos de todos os setores da sociedade. Estamos todos convocados.

Os projetos distinguidos contribuem para o caminho continuo que devemos percorrer para a melhoria de qualidade de vida dos portugueses.

Temos enormes desafios pela frente no que respeita a promoção da saúde.

A Direção

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!