2º Seminário da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental

No passado dia 30 de novembro, em Coimbra, João Rodrigues participou como preletor na mesa subordinada à temática Intervenção Comunitária – O útil, O Necessário e o Imprescindível” acompanhado por Teresa Maia, Psiquiatra do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora Sintra), que apresentou a experiência comunitária desse serviço, e por Teresa Goldschmidt, Pedopsiquiatra no Centro Hospitalar Lisboa Norte que referiu a sua experiência de trabalho em equipa multidisciplinar com as equipas de saúde familiar e com as escolas.

Por sua vez, João Rodrigues abordou a necessidade de se apostar a nível da comunidade, centrando nas equipas multidisciplinares dos Centro de Saúde, incluindo profissionais da Saúde Mental, Serviço Social e da Educação, bem como programas de promoção e de prevenção das doenças mentais, intervindo desta forma em todo o ciclo de vida e nas determinantes sociais da saúde. Conheça o discurso na integra aqui.

Além disso, João Rodrigues aproveitou para lançar um desafio ao líderes da Saúde Mental interessados, que se resume em avançar com a verdadeira reforma da Saúde Mental a nível nacional, que passará por exigir a criação de uma Unidade de Missão para três anos, de forma a garantir a aplicação da extensão do Plano Nacional de Saúde Mental até 2020. Esta medida deverá ter uma supervisão nacional e regional na devida implementação da capacitação dos Serviços de Saúde Mental (e não de psiquiatria) para trabalhar em equipas multidisciplinares nos Centros de Saúde e nos Hospitais.

Conheça a apresentação utilizada

João Rodrigues

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register