2.ª Reunião: Novo Sistema de Informação para os Cuidados de Saúde Primários e de Proximidade

20 de setembro
Reunião realizada através de vídeo conferência entre SPMS-Porto, SPMS-Lisboa, ARS Algarve, Alentejo e Centro, na qual a Direção da USF-AN esteve representada pelo seu Secretário Paulo Santos.
A reunião iniciou pelas 14h, contando com cerca de 40 dos 75 profissionais (MF;EF;SC) que integram o grupo.
A reunião foi conduzida, a partir do Porto, pelo Dr. António Alexandre (responsável SPMS pelos CSP e de proximidade – RNCCI).
António Alexandre reforça a divulgação da iniciativa “Menos Cliques“. Os profissionais podem e devem enviar para o endereço menos.cliks@spms.min-saude.pt os “cliques” que achem desnecessários/redundantes, para análise e possível eliminação, bem como outras ineficiências do SI que identifiquem.
O objetivo é a simplificação da utilização do SClinico. A perceção da equipa da SPMS é que, neste momento, há uma boa adesão à iniciativa, pelos profissionais.
A reunião decorreu com a várias intervenções, principalmente dos participantes a partir do Porto, no sentido de apontarem não conformidades ou necessidades de desenvolvimento do atual SI.
Posto isto, a SPMS “promete”, nas próximas reuniões, direcionar o contributo dos profissionais para questões específicas/questionários “alimentados” através do Office 365.
António Alexandre informou que não haverá mais desenvolvimentos no SINUS. As energias da SPMS estão direcionadas para a desancoragem da base de dados SINUS e desenvolvimento do UNO.
Ficou “prometido” que o SINUS será desligado até ao final do 1.º semestre 2018, aproveitando a reformulação que é necessária implementar no RNU.
Relativamente ao “novo” RNU, a USF-AN alertou para a necessidade de formação atempada aos SC/AT, caso contrário a mudança de paradigma deste novo modelo resultará em mais confusão e equívocos. Sugestão acolhida por António Alexandre, tendo colocado na agenda.
Desta reunião resultará uma ata, que será produzida e enviada pela SPMS.
Próxima reunião: 24/10/2017, entre as 14h00 e as 17h00.
Por CSP de proximidade e um SNS melhor, continuaremos a marcar presença nas próximas atividades.
A Direção