João Rodrigues

João Rodrigues (1964) – licenciado em Medicina (1990) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Possuidor dos Diplomas Universitários (D.U.) em Dietética Médica e Diabetologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Montpellier (França), parte curricular do mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e o Curso de pós-graduação “Direito da Medicina”, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Desde 2014, Assistente Graduado Sénior (Ex. Chefe de Serviço) da Carreira Médica de Medicina Geral e Familiar, tendo estado desde 2007 a exercer medicina geral e familiar na USF Serra da Lousã, tendo sido seu Coordenador eleito desde 2009 até 31 de agosto de 2018.

De novembro de 2005 a 30 de abril de 2007, integrou por nomeação do Ministro da Saúde, Correia de Campos, a estrutura de Missão para os Cuidados de Saúde Primários (MCSP), estrutura essa responsável por coordenar a nível nacional, a reforma dos Cuidados de Saúde Primários e implementar as Unidades de Saúde Familiar (USF).

Desde 1992 a dezembro de 2014, ligado ao Sindicato dos Médicos da Zona Centro/FNAM, tendo sido seu Presidente de 2004 a 2006 e membro do Conselho Nacional da FNAM.

Publicação de diversos trabalhos de índole científica e de investigação, nomeadamente na área da qualidade em saúde:

  • Em 1995, foi premiado com o 1º Prémio de Investigação pela Comissão do Internato Complementar de Clínica Geral da Zona Centro.
  • Em 1996, conquistou o 1º. Prémio Nacional: Cipan/APMCG na área da Garantia de Qualidade em Clínica Geral.
  • Em 1997, co-autor da publicação do I Manual sobre “Monitorização da Qualidade Organizacional dos C.S.”.
  • Em 1998 recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Pfizer Investigação da Academia de Ciências de Lisboa.
  • Em 2002 publicou uma brochura sobre os “Jovens e a Sexualidade” (1ª. Edição). A 2ª. Edição, foi publicada em Junho de 2006.
  • Em 2004, publicou na Revista de Psiquiatria e Consiliar e de Ligação, Vol nº9, nº1, “O Papel do Médico de Família perante Toxicodependentes e seus Filhos”.
  • Em 2005, publicou na Revista do IQS, “A Acreditação dos Centros de Saúde”.
  • Inúmeros artigos publicados sobre política de saúde, em diversos órgãos de comunicação social, tendo editado em outubro de 2015, o livro “Pense No Global e Actue No Local – Reflexos da Política de Saúde”.
  • Desde outubro de 2015 eleito presidente da USF-NA por um período de três anos, e desde 1 de setembro de 2018, exerce funções de médico de família (Assistente Graduado Sénior) no Centro de Saúde de Celas em Coimbra (UCSP de Celas).

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!