Revisitar Pilar II e V [7×7 Medidas] – Braga

DATA

12 de abril de 2019 | 9h – 17h30

LOCAL

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Morada: Rua de São Paulo 1, 4700-042 Braga (mapa aqui)

ENQUADRAMENTO

Passados 4 anos da publicação do 7×7 Medidas: Novo ciclo para os Cuidados de Saúde Primários, chegou a hora de o revisitar.

A prática clínica das equipas das USF está assente em conceitos que reforçam a ligação ao utente, à família e à comunidade. Mais do que nunca, os cuidados de saúde devem ser personalizados, continuados e de proximidade à população, prestados por uma equipa multidisciplinar, com autonomia para trabalhar em rede com a sua comunidade. Ao mesmo tempo, as USF devem-se adaptar para dar as respostas adequadas aos seus utentes, devendo para isso adaptar os seus serviços.

A revisitação do Pilar 2: Cuidados personalizados e de proximidade em rede – carteira de serviços, ajudar-nos-á a revalidar essas questões, atualizando-as aos dias de hoje.

A par disto, verificamos que em Portugal, apesar dos esforços realizados no contexto da reforma dos CSP, a capacitação dos cidadãos e a sua participação ativa nos processos de tomada de decisão em saúde, a nível das instituições, ainda se encontra manifestamente abaixo do desejável.

Centrar os cuidados de saúde nas pessoas e nas suas reais necessidades, continua a ser um desafio para políticos, profissionais de saúde e população. É imperiosa a promoção da literacia em saúde e a envolvência da comunidade para qua a democratização a este nível aconteça.

Relativamente aos CSP, importa reforçar a necessidade de se cumprir o legislado. É fundamental que os Conselhos da Comunidade nos ACeS sejam uma realidade e cumpram a sua cabal missão, de representar e promover a participação da comunidade nos processos de planeamento e decisão, no âmbito dos cuidados de saúde a nível local.

De referir, que a Literacia em Saúde, a Participação da Comunidade, o Voluntariado, a Avaliação da Satisfação e Financiamento de Projetos são áreas da saúde que merecem um olhar atento da sociedade, em especial dos utilizadores dos serviços de saúde. Estes querem-se mais próximos e participativos. É essencial continuar a fomentar a criação de Comissões de Utentes e Ligas de amigos, que articulem com as unidades de saúde, de forma plena, de modo a alinhar objetivos, contribuir para humanizar os contextos e aumentar os resultados em saúde para a população. Para tal, torna-se imperioso revistar o Pilar 5: Satisfação e Participação dos Utentes e da Comunidade, reformulando as novas 7 Medidas para os próximos 4 anos.

PROGRAMA

Consulte o programa

PREÇO

10€ – Sócio | 20€ – Não Sócio

ALMOÇO

O almoço é livre. Existem várias opções no centro da cidade.

INSCRIÇÃO

NOTA: Para realizar a inscrição como Associado(a) deverá primeiro fazer login na Área Reservada.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register