Ciclo de Webinars USF-AN: Juntos na construção da mudança

Caro(a) Associado(a) e/ou Profissional de Saúde,

A USF-AN iniciou a um ciclo de webinars, com o lema Juntos na construção da mudança, que têm como objetivo debater as diferentes áreas e atividades dos CSP neste contexto pandémico e de retoma da atividade programada.

A USF-AN está consciente de todas as dificuldades e constrangimentos na adaptação ao desafio imposto pela COVID-19 aos profissionais de saúde e a toda a população. Assim, mantendo-se fiel à sua Missão e Valores, pretende, com a realização de um ciclo de Webinars, fomentar a partilha de conhecimentos e experiências, promover decisões participadas e contextualizadas, tendo por base as recentes vivências relacionadas com a evolução da pandemia, fortemente marcada por assimetria de padrões entre regiões e mesmo dentro da mesma região. Sem esquecer as diferenças em recursos materiais, humanos e organizacionais disponíveis em cada contexto, bem como, as condicionantes de vulnerabilidade da população. 

Abaixo encontrará toda a informação sobre cada webinar.

Contamos consigo!

INICIAMOS ÀS 21H30

 

DATA E HORA

2.setembro.2020 | 21h30

TEMA

Planear a resposta assistencial nos CSP em tempos de pandemia

OBJETIVOS

Esta sessão foi pensada com o objetivo geral de apoiar na organização das equipas de saúde familiar, face às necessidades em saúde previsíveis no próximo outono/inverno. Tem como objetivos específicos clarificar e contextualizar as prioridades das respostas em saúde, tendo em conta a abrangência dos cuidados, a realidade nacional e local da evolução dos casos de COVID-19, as doenças sazonais características no outono/inverno e a recuperação de mais de 1 milhão de consultas que foram adiadas nos CSP durante o Estado de Emergência.

MODERADOR

Vítor Ramos

Membro da Fundação para a Saúde – SNS

ORADORES

Ricardo Mexia

Presidente da Associação Nacional
dos Médicos de Saúde Pública

João Rodrigues

Vice-Presidente da ARS do Centro

Dulce Pinto

Diretora Executiva do ACeS Grande Porto VI – Porto Oriental

Diogo Urjais

Presidente da Direção da USF-AN

TÓPICOS A ABORDAR

  • A contextualização epidemiológica: ponto de situação atual e o que se espera para o próximo outono/inverno? Que novos desafios podemos esperar?
  • A não contratualização em 2020 comprometeu a dinâmica das equipas? Que prioridades na resposta assistencial? O que foi/está a ser implementado para apoiar as equipas na resposta assistencial e o que está a ser projetado, tendo em conta a evolução da COVID-19 e a próxima época gripal?
  • Que estratégias estão a ser planeadas com as equipas, ao nível dos ACeS, para otimizar as respostas em saúde à população de forma abrangente e de qualidade? Quais as prioridades a nível local em termos de respostas em saúde, tendo por base o contexto pandémico, as doenças sazonais características do outono/inverno e a recuperação da atividade assistencial adiada, incluindo o seguimento das doenças crónicas?
  • Com base em todo o contexto, quais os meios e recursos essenciais que deverão, desde já, proativamente, ser disponibilizados às equipas? Quais as maiores dificuldades sentidas pelas equipas na resposta assistencial?

 

O moderador apoiará as intervenções, fazendo a ponte com a assistência.

Contamos com a sua participação ativa! Os oradores terão oportunidade de responder a questões.

Contamos consigo!

CONCLUSÕES

Brevemente disponíveis.

***Esta sessão foi realizada com o apoio de:

DATA E HORA

7.outubro.2020 | 21h30

TEMA

Pensar Global, Agir Local – Contratualização nos CSP – 2021

OBJETIVOS

Esta sessão foi pensada com o objetivo de discutir o processo de Contratualização nos CSP, encarado como um instrumento de gestão mais flexível, que responda em tempo útil às necessidades em saúde da população. Assumindo o contexto atual e o seu grau de complexidade inerente, não temos dúvidas de que a Contratualização deve ser ajustada à atual realidade em saúde e de cada região, devendo igualmente ser encarada, por todos os intervenientes, como um instrumento fundamental para orientar a prestação de cuidados de saúde.

Pretendemos ainda debater e projetar o ano de 2021 no que respeita a esta matéria, estabelecendo vínculo com as entidades competentes.

MODERADOR

José Carlos Marinho

Médico de Família na USF Santa Joana

ORADORES

José Luís Biscaia

Diretor Executivo do ACeS Baixo Mondego

Ricardo Mestre

Vogal do Conselho Diretivo da ACSS, IP

Diogo Urjais

Presidente da Direção da USF-AN

Alexandra Pereira

ERA Norte

TÓPICOS/OBJETIVOS

  • Contribuir para a transparência do processo de contratualização;
  • Contribuir para a equidade em saúde da população a nível nacional;
  • Contribuir para a satisfação dos profissionais e utentes;
  • Contribuir para a partilha de ideias;
  • Dar a conhecer as necessidades sentidas no terreno;
  • Promover a reflexão sobre o impacto da não contratualização em 2020 e quais as consequências.

 

INSCRIÇÃO

Inscrição gratuita mas necessária no botão abaixo!

CERTIFICADOS

Para garantir o seu certificado, deve fazer o registo no botão acima e aceder ao link para assistir à sessão que ser-lhe-á enviado, via email, no dia da mesma (15 minutos antes).

***Esta sessão é realizada com o apoio de:

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!