III Jornadas dos Secretários Clínicos

O Secretariado Clínico nasce da evolução de um modelo puramente administrativo para um modelo assistencial multiprofissional, baseado na mudança das práticas profissionais.

O investimento no desenvolvimento desta profissão com a aquisição de competências para a prática de novas responsabilidades contribui para o seu desenvolvimento.

Neste sentido, a USF-AN e a Delegação Regional do Sul realizou as III Jornadas do Secretariado Clínico, como o lema “Equipa -O secretariado clínico e a intervenção com a comunidade | Ser secretário clínico no século XXI”, no dia 29 de outubro de 2016, no auditório da Escola Profissional Gustavo Eiffel, em Lisboa.

Com esta iniciativa pretendeu-se abrir um espaço de debate e partilha para o desenvolvimento desta profissão de forma a corresponder aos novos desafios. O investimento na formação e no desenvolvimento de competências é crucial para o Secretário Clínico que se pretende motivado e empenhado no acolhimento que presta ao cidadão.

São abordados temas sobre áreas prioritárias como Qualidade, Comunicação, Resolução de Conflitos, Gestão Organizacional e Recursos Humanos.

A partilha de conhecimentos e das boas práticas é fundamental para o desenvolvimento do perfil do Secretariado Clínico.

 

PROGRAMA

(clique na imagem para fazer download)

EXISTIR 2016

A Organização das III JORNADAS DOS SECRETÁRIOS CLÍNICOS não poderia deixar de apostar na componente formativa e de partilha do que de melhor se faz nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), nomeadamente ao nível das atividades desta profissão. Surge assim mais um EXISTIR!

O EXISTIR’16 convida à participação todos os Secretários Clínicos, apresentando os seus trabalhos (Comunicações Livres) sob a forma de Comunicação Oral ou em Póster.

O Concurso EXISTIR dispõe de REGULAMENTO próprio que pode ser consultado aqui.

As Comunicações Livres deverão ser integradas numa das seguintes áreas temáticas:

  • Organização Administrativa
  • Humanização dos Serviços
  • Trabalho em equipa multidisciplinar

Com a partilha e divulgação de trabalhos científicos ou representativos de boas práticas clínicas e/ou organizacionais, contribuímos para a melhoria contínua da qualidade, percorrendo um caminho rumo à excelência!

Regulamento aqui

 

Recorde os momentos do evento aqui.

Conheça o relatório final e conclusões aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register