PASSA A PALAVRA! Sobre o papel dos CSP face ao doente com necessidade de Cuidados Paliativos

Círculo de Internos do Núcleo de Braga

 

Nome da iniciativa: ”Passa a palavra! sobre o papel dos Cuidados de Saúde Primários face ao doente com necessidade de CP”

Lema: “Crescemos juntos!”

Data: 9 de novembro

Local: auditório da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches – R. do Taxa, 4710-448 Braga

Hora: 21h00

ENQUADRAMENTO

O Círculo de Internos do Núcleo de Braga da USF-AN promoveu mais um espaço de conversa e debate sobre temas pertinentes e de interesse para os profissionais de saúde.

Os profissionais de saúde são frequentemente confrontados com utentes a necessitarem de cuidados paliativos. Neste âmbito, o Círculo de Internos do NB USF-AN organizou uma sessão formativa que pretende responder às necessidades formativas expressas nesta área.

PROGRAMA

  1. A situação atual dos CP em Portugal e perspetivas futuras
  2. O papel dos Cuidados de Saúde Primários face ao doente com necessidade de CP

OBJETIVOS

  • Definir os Cuidados Paliativos e os seus respetivos níveis de cuidados.
  •  Conhecer situação atual dos cuidados paliativos em Portugal
  • Aprender a identificar/sinalizar doentes com necessidade de cuidados paliativos
  •  Reconhecer o papel dos CSP na prática de cuidados paliativo
  • Aplicar cuidados paliativos generalistas/ação paliativa

ORADOR CONVIDADO

Dr. Duarte Soares, Assistente Hospitalar Medicina Interna; Mestre Cuidados Paliativos King’s College London; Coordenador da ECSCP – Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE); Coordenador da EIHSCP – Equipas Intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos da ULSNE; Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

RESUMO

No passado dia 9 de novembro decorreu na Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, o “Passa a palavra! Sobre o papel  dos CSP face ao doente com necessidade de Cuidados Paliativos”. Esta sessão, organizada pelo Círculo de Internos do Núcleo de Braga da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares, teve como orador o Dr. Duarte Soares, médico de Medicina Interna, coordenador da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste e presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Na mesa estiveram, ainda, o Dr. Rui Macedo, Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Cávado I – Braga e a Dra. Marina Gonçalves, médica de família na USF Ruães em Braga.

Neste “Passa a Palavra” participaram 43 profissionais de saúde, maioritariamente médicos e enfermeiros. Foi uma sessão informal, onde foi apresentada a definição de Cuidados Paliativos e discutidas as suas diferentes dimensões (o quê?, quem?, quando?, onde?, …), bem como a importância da atuação dos CSP perante os utentes que necessitem deste nível de cuidados. Foi ainda discutida a necessidade de contemplar espaço para a discussão dos casos pela equipa de cuidados paliativos e a equipa de família, estimulando a articulação, sem hiatos, e a circulação da informação de forma otimizada.

O ACeS Cávado I, pela figura do Dr. Rui Macedo, expressou vontade em estruturar, no futuro, equipas de profissionais vocacionadas para o exercício de Cuidados Paliativos na comunidade de Braga.

Este “Passa a Palavra” permitiu que os profissionais de saúde colocassem as suas dúvidas e partilhassem as suas experiências no que respeita à identificação e acompanhamento de pessoas que necessitam de Cuidados Paliativos.

O Círculo de Internos pretende continuar a abordar temas pertinentes e de interesse para a prática dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários.

Agradecemos a participação de todos(as) e deixamos algumas imagens para recordar.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register