PASSA A PALAVRA! Sobre o papel do Médico de Família nas doenças profissionais e acidentes de trabalho

Círculo de Internos do Núcleo de Braga

 

Nome da iniciativa: ”Passa a palavra! sobre o papel do Médico de Família nas doenças profissionais e acidentes de trabalho”

Lema: “Crescemos juntos!”

Data: 15 de junho

Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva – Rua de S. Paulo, nº1 – 4700-042 Braga

Hora: 21h30

ENQUADRAMENTO

O Círculo de Internos do Núcleo de Braga da USF-AN promove mais um espaço de conversa e debate sobre temas pertinentes e de interesse para os médicos internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar.

O Médico de Família é frequentemente confrontado com a necessidade de correlacionar os sinais e sintomas do doente com uma doença profissional ou sequelas de um acidente de trabalho. Neste âmbito, o Círculo de Internos do NB USF-AN está a organizar uma sessão formativa que pretende responder às necessidades formativas expressas nesta área.

PROGRAMA

  1. Doença Profissional

– Caracterização

– Como suspeitar na consulta de MGF

– Como notificar

– Implicações nas prestações sociais

  1. Acidente de trabalho

– Caracterização

– Sequelas

– Implicações sociais

OBJETIVOS

– Identificar sinais e sintomas que possam ter como causa uma doença profissional

– Caracterizar as doenças profissionais e acidentes de trabalho

– Aprender a notificar corretamente as doenças profissionais

– Conhecer as implicações sociais e laborais das doenças profissionais e acidentes de trabalho

ORADOR CONVIDADO

  • Fernando Mautempo, Médico de Medicina do Trabalho, especialista de Peritagem Médica da Segurança Social e Avaliação do Dano Corporal, diretor do Serviço de Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional do Hospital Infante D. Pedro no Centro

CONCLUSÕES

No passado dia 15 de junho decorreu na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, o “Passa a palavra! Sobre o papel do Médico de família nas doenças profissionais e acidentes de trabalho”. Esta sessão, organizada pelo Círculo de Internos do Núcleo de Braga da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares, contou com os esclarecimentos dos palestrantes Dr. Fernando Mautempo, Dr. Emídio Silva, Dra. Teresa Pinto, Dr. André Santos, Dr. Daniel Melo e Dra. Lisa Pires, médicos de Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Neste “Passa a Palavra” participaram 60 profissionais de saúde, Médicos e Enfermeiros de Família. Foi uma sessão muito interativa, onde foram discutidos casos clínicos da prática diária dos profissionais, revelando-se muito proveitosa para os presentes. Permitiu que os profissionais de saúde colocassem as suas dúvidas e partilhassem as suas experiências no que respeita à emissão de certificados de incapacidade temporária, atuação perante acidentes trabalho e notificação de doenças profissionais.

O Círculo de Internos prepara-se agora para as Jornadas da Saúde e Desporto nos Cuidados de Saúde Primários, a realizar dias 19 e 20 de outubro, e inicia os preparativos para a próxima sessão do “Passa a Palavra”, onde pretende continuar a abordar temas pertinentes e de interesse para a prática dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários. Próxima edição subordinada ao tema “Cuidados paliativos nos CSP

Agradecemos a participação de todos(as) e deixamos algumas imagens para recordar.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!