PASSA A PALAVRA! A génese e acompanhamento das USF

Círculo de Internos do Núcleo de Braga

Nome da iniciativa: ”Passa a palavra! A génese e acompanhamento das USF”

Lema: “Crescemos juntos!”

Data: 10 de maio de 2019

Local: Escola Profissional de Braga – R. Augusto Veloso 140, 4705-082 Braga (mapa)

Hora: 21h00

ENQUADRAMENTO

O Círculo de Internos do Núcleo de Braga da USF-AN promoveu mais um espaço de conversa e debate para os profissionais de saúde.

Hoje em dia, grande parte dos profissionais dos CSP trabalham em USF, mas várias ainda são as questões relacionadas com a sua génese e organização.

Neste âmbito, o Círculo de Internos do NB da USF-AN organizou uma sessão formativa que pretendeu responder às dúvidas relacionadas com este tema, contando para isso com a presença de um painel de orador e convidados de excelência.

PROGRAMA

  1. Génese de uma USF
  2. Transição de Modelo A para Modelo B das USF

OBJETIVOS

  • Requisitos necessários para a formação de uma USF
  • Etapas e documentos essenciais para a sua génese
  • Critérios de transição de uma USF de modelo A para modelo B

ORADOR CONVIDADO

Dr. José Carlos Alvarenga  – Coordenador da Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento (ERA) do Norte, Assistente Graduado Sénior de Medicina Geral e Familiar.

CONVIDADOS PARA PARTICIPAR NO DEBATE

  • Domingos Sousa, Diretor Executivo do ACeS Cávado I Braga
  • Ana Gabriela Ribeiro, Médica de Família e membro do Conselho Técnico da USF  Tâmega
  • Dinis Brito, Médico de Família e membro do Conselho Técnico da USF 7Fontes

RESUMO

No passado dia 10 de maio decorreu na Escola Profissional de Braga, o “Passa a palavra! A génese e acompanhamento das USF”. Esta sessão, organizada pelo Círculo de Internos do NB USFAN, teve como palestrante o Dr. José Carlos Alvarenga, médico de família e coordenador da ERA Norte. Como convidados para participarem na discussão deste tema estiveram ainda o Dr. Domingos Sousa, diretor executivo do ACeS Cávado I  – Braga, bem como o Dr. Dinis Brito e a Dra. Ana Gabriela Ribeiro, ambos médicos de família e elementos do conselho técnico da USF 7 Fontes e USF Tâmega, respetivamente.

Este “Passa a Palavra” contou com uma forte participação de médicos e enfermeiros de família, médicos internos e secretários clínicos, num total de 71 profissionais, o que contribuiu para um debate mais enriquecedor.

Exaltamos os contributos do Dr. Alvarenga pelo excelente enquadramento entre passado, presente e futuro das USF, reforçando o espírito de equipa, de solidariedade e interajuda, não só na equipa USF, mas também com o ACeS, sendo esta vital para ultrapassar algumas das dificuldades com que pontualmente nos deparamos. Aspetos vincados também pelo Diretor Executivo do ACeS Cávado I Braga, Dr. Domingos Sousa, que reforçou a necessidade de compromisso de todos para alcançar os melhores resultados em saúde para a população.

Ao logo desta sessão contamos com a partilha de vivências das equipas das USF 7 Fontes e Tâmega, expressas pelo Dr. Dinis e a Dra. Ana Gabriela.

O Círculo de Internos pretende continuar a abordar temas pertinentes e de interesse para a prática dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários.

Agradecemos a participação de todos(as) e deixamos algumas imagens para recordar.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!