PASSA A PALAVRA! A génese e acompanhamento das USF

Círculo de Internos do Núcleo de Braga

Nome da iniciativa: ”Passa a palavra! A génese e acompanhamento das USF”

Lema: “Crescemos juntos!”

Data: 10 de maio de 2019

Local: Escola Profissional de Braga – R. Augusto Veloso 140, 4705-082 Braga (mapa)

Hora: 21h00

ENQUADRAMENTO

O Círculo de Internos do Núcleo de Braga da USF-AN promoveu mais um espaço de conversa e debate para os profissionais de saúde.

Hoje em dia, grande parte dos profissionais dos CSP trabalham em USF, mas várias ainda são as questões relacionadas com a sua génese e organização.

Neste âmbito, o Círculo de Internos do NB da USF-AN organizou uma sessão formativa que pretendeu responder às dúvidas relacionadas com este tema, contando para isso com a presença de um painel de orador e convidados de excelência.

PROGRAMA

  1. Génese de uma USF
  2. Transição de Modelo A para Modelo B das USF

OBJETIVOS

  • Requisitos necessários para a formação de uma USF
  • Etapas e documentos essenciais para a sua génese
  • Critérios de transição de uma USF de modelo A para modelo B

ORADOR CONVIDADO

Dr. José Carlos Alvarenga  – Coordenador da Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento (ERA) do Norte, Assistente Graduado Sénior de Medicina Geral e Familiar.

CONVIDADOS PARA PARTICIPAR NO DEBATE

  • Domingos Sousa, Diretor Executivo do ACeS Cávado I Braga
  • Ana Gabriela Ribeiro, Médica de Família e membro do Conselho Técnico da USF  Tâmega
  • Dinis Brito, Médico de Família e membro do Conselho Técnico da USF 7Fontes

RESUMO

No passado dia 10 de maio decorreu na Escola Profissional de Braga, o “Passa a palavra! A génese e acompanhamento das USF”. Esta sessão, organizada pelo Círculo de Internos do NB USFAN, teve como palestrante o Dr. José Carlos Alvarenga, médico de família e coordenador da ERA Norte. Como convidados para participarem na discussão deste tema estiveram ainda o Dr. Domingos Sousa, diretor executivo do ACeS Cávado I  – Braga, bem como o Dr. Dinis Brito e a Dra. Ana Gabriela Ribeiro, ambos médicos de família e elementos do conselho técnico da USF 7 Fontes e USF Tâmega, respetivamente.

Este “Passa a Palavra” contou com uma forte participação de médicos e enfermeiros de família, médicos internos e secretários clínicos, num total de 71 profissionais, o que contribuiu para um debate mais enriquecedor.

Exaltamos os contributos do Dr. Alvarenga pelo excelente enquadramento entre passado, presente e futuro das USF, reforçando o espírito de equipa, de solidariedade e interajuda, não só na equipa USF, mas também com o ACeS, sendo esta vital para ultrapassar algumas das dificuldades com que pontualmente nos deparamos. Aspetos vincados também pelo Diretor Executivo do ACeS Cávado I Braga, Dr. Domingos Sousa, que reforçou a necessidade de compromisso de todos para alcançar os melhores resultados em saúde para a população.

Ao logo desta sessão contamos com a partilha de vivências das equipas das USF 7 Fontes e Tâmega, expressas pelo Dr. Dinis e a Dra. Ana Gabriela.

O Círculo de Internos pretende continuar a abordar temas pertinentes e de interesse para a prática dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários.

Agradecemos a participação de todos(as) e deixamos algumas imagens para recordar.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register