Passa a palavra! Como finalizar o internato com distinção?

Lema: “Crescemos juntos!”

Data: 9 de julho de 2022

Local: Auditório do Museu Dom Diogo de Sousa, Braga (Rua dos Bombeiros Voluntários; 4700-025 Braga)

Horário: 9h30-13h

ENQUADRAMENTO

A Grelha de Avaliação Curricular para avaliação do exame final de internato médico em Medicina Geral e Familiar sofreu alterações no ano de 2019, as quais foram aplicadas aos internos que realizaram os seus exames finais de especialidade a partir da 1ª época de 2022.

Com esta sessão, o Círculo de Internos do Núcleo de Braga da Unidades de Saúde Familiar – Associação Nacional (USF-AN) procurou elucidar os internos de formação específica em Medicina Geral e Familiar das alterações à grelha com o objetivo de os tornar mais familiarizados com a mesma através de um evento rico em partilha de experiências e discussão entre médicos especialistas que foram avaliadores de exame final, recém especialistas em Medicina Geral e Familiar e todos aqueles que queiram participar.

OBJETIVOS

Foi nosso objetivo apresentar a nova grelha de avaliação curricular do exame final do internato médico de formação específica em Medicina Geral e Familiar, discutir das diferenças face à grelha anterior e partilhar experiências e opiniões entre médicos especialistas que foram avaliadores em exames finais e recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar.

Para partilhar conhecimentos nesta área, contamos com a presença de várias personalidades com experiência nesta matéria.

ORADORES

  • Dra Cláudia Melo – Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar, Coordenadora da USF Gualtar (ACES Cávado I Braga)
  • Dra Anabela Silva – Médica recém especialista em Medicina Geral e Familiar, cumpriu o internato de Formação Específica na USF Gualtar 
  • Dr Rui Eusébio – Assistente Graduado de Medicina geral e Familiar, USF AmareSaúde (ACS Cávado II Gerês Cabreira) 
  • Dra Elsa Rodrigues – Assistente em Medicina Geral e Familiar na UCSP de Adaúfe (ACES Cávado I Braga)

RESUMO

Na manhã do dia 9 de julho de 2022 o Círculo de Internos do Núcleo de Braga da USF-AN organizou e dinamizou o evento “Passa a palavra! Como terminar o internato com distinção?” que decorreu no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga e contou com cerca de meia centena de participantes.

A manhã iniciou-se com a intervenção de abertura da Dr.ª Cristina Fernandes, médica especialista em Medicina Geral e Familiar e membro dos corpos sociais da USF-AN, a qual fez um breve enquadramento sobre a USF-AN e a sua importância na defesa dos Cuidados de Saúde Primários. Foi ainda abordada a temática da formação médica especializada, da sua preponderância e da enorme mais-valia que esta representa pela prestação de cuidados médicos especializados de excelência.

No decorrer deste evento foi abordada a nova Grelha de Avaliação Curricular para avaliação do exame final de internato médico em Medicina Geral e Familiar sofreu alterações no ano de 2019, a qual foi apresentada pelo Dr. Rui Eusébio, médico assistente graduado de Medicina Geral e Familiar e júri de avaliação em exame de especialidade. A Dr.ª Anabela Silva, médica recém especialista em Medicina Geral e Familiar, deu também o seu contributo na interpretação desta nova grelha, chamando a atenção para as diferenças que foram instituídas e tendo dado dicas práticas de como redigir um currículo.

A segunda metade desta manhã foi dedicada à troca de experiência, à discussão e à colocação de questões ao painel de oradores que contou ainda com as intervenções da Dr.ª Cláudia Melo, médica assistente graduada em Medicina Geral e Familiar, a qual possui também experiência como júri de avaliação em exame de especialidade; assim como da Dr.ª Elsa Rodrigues, médica assistente em Medicina Geral e Familiar, a qual (tendo o seu exame de especialidade sido avaliado pela grelha anterior) deu contributos muito válidos e partilhou uma experiência que serviu para cimentar as novas alterações e os pontos mais importantes a reter.

O Círculo de Internos de Braga orgulha-se de ter tido a possibilidade de organizar este evento, o qual considera ter sido uma experiência formativa muito pertinente para o público e enaltecer que o mesmo não teria sido possível sem o contributo e disponibilidade da USF-AN e dos oradores convidados.

GALERIA

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register