Encontro da Primavera

No Encontro da Primavera inscreveram-se 299 profissionais, resultado do somatório dos inscritos no evento presencial e online.

Tivemos a sala cheia, contando com 153 participantes no evento presencial. A assistir através da plataforma online, tivemos 126 profissionais.

Dividindo estes profissionais por ARS, tivemos a seguinte representatividade:

  • Norte – 78
  • Centro – 76
  • LVT – 103
  • Alentejo – 2
  • Algarve – 10
  • Sem ARS associada – 10

Consideramos que o evento cumpriu o seu objetivo.

Conclusões

Pode conhecer as conclusões do evento em pdf.

A Direção da USF-AN (Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar) congratula-se em voltar a um lugar comum, seguro, de reunião salutar entre todos os profissionais que pretendem ter um papel ativo na definição do seu futuro e na construção das respostas na continuidade da reforma dos CSP (Cuidados de Saúde Primários). O Encontro da Primavera vem renovar essa vivência!

O ano 2000 é, certamente, um marco histórico com o RRE (Regime Remuneratório Experimental) e o início de um longo percurso de luta pela autonomia responsável das unidades de saúde familiar. Neste caminho, surgem as primeiras unidades modelo A, em 2006, o Regime Jurídico da organização e do funcionamento das unidades de saúde familiar (USF), em 2007, e o lançamento da Plataforma BI-CSP, em 2017.

Ao longo destas décadas, muitas barreiras foram sendo derrubadas, em prol da saúde e dos cuidados de saúde, promovendo a vitalidade e sustentabilidade dos CSP e, portanto, do SNS. A participação de todos os atores envolvidos tem sido de uma importância indubitável e permite, de uma forma sonhadora, salutar e teimosa que continuemos a refletir e a discutir a gestão em saúde e a lutar pela generalização do modelo USF, concretamente do modelo B! A USF-AN tem acompanhado de perto as inquietações dos seus associados como é evidente nas apresentações do “Momento Atual- Reforma dos CSP”. O último estudo, ainda, identifica vários  problemas preponderantes, entre os quais a gestão do acesso e da comunicação, os sistemas de informação, a dimensão da lista de utentes, a segurança e os relacionamentos institucionais e a coordenação dos cuidados em CSP.

A experiência ensinou-nos que a realidade, as variáveis e os modelos de trabalho são mutáveis e que devemos fazer parte da construção das respostas alternativas. Por isto e porque o capital humano é um elemento fundamental em qualquer modelo de gestão, vamos discutir, neste Encontro, a USF do Futuro e os desafios para a governação clínica!

Fazendo provas da nossa causa comum, de todos para todos, a USF-AN tem sabido corresponder às expectativas de quem representa e consegue estar no diagnóstico e nas estratégias para a construção de respostas, como demonstram os vários estudos que tem realizado junto dos associados, a intervenção com vários parceiros e a presença nos meios de comunicação social. 

Este Encontro pretende fomentar a discussão em torno de áreas vitais para as USF e para os seus profissionais, nomeadamente a Revisão do DL 73/2017. Serão apresentados os resultados do estudo feito junto dos seus associados e as suas principais conclusões.

Saberemos também, de forma transparente, discutir a liderança, nomeadamente a coordenação das equipas multidisciplinares abordando os desafios e oportunidades futuras, numa perspetiva geracional.

E porque o futuro é já amanhã, vamos visitar a USF do Futuro e discutir novos modelos de organização de trabalho, modernização, desburocratização e comunicação

A vossa presença é fundamental para discutirmos o presente e futurar o que queremos para o modelo USF, para os seus profissionais e para os utentes, família e comunidade que servimos! 

Esperamos por todos na Marinha Grande, em abril!

A Comissão Organizadora

Aceda ao programa detalhado em pdf. 

09H00 | ABERTURA DO SECRETARIADO

09H30 | USF-AN – A NOSSA CA(U)SA COMUM

10H45 | pausa para coffee-break

11H15 | SESSÃO DE ABERTURA

12H00 | REVISÃO DO DECRETO-LEI N.º 73/2017

13h00 | almoço livre

14H30 | REVISITAR E FUTURAR OS DESAFIOS DE COORDENAR UMA USF

16H30 | pausa para coffee-break

17H00 | A USF DO FUTURO

18hH00 | SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Pode aceder ao Relatório Final do evento em pdf.

Pode aceder a todas as apresentações clicando na imagem abaixo.

Brevemente teremos disponível o vídeo integral do evento.

Recorde as sessões abaixo.

USF-AN – A NOSSA CA(U)SA COMUM

 

SESSÃO DE ABERTURA

 

Recorde alguns momentos do evento.

 

Com o objetivo de colaborar na reserva de estadia para os participantes, caso estes necessitem, a Comissão Organizadora do Encontro da Primavera desenvolveu a seguinte parceria com descontos:

Reservas em: www.hoteiscristal.pt ou ou através dos seguintes contatos 244574530 | booking1@hoteiscristal.pt

Nas reservas online deve colocar código promocional USFPrimavera.

Preços a serem praticados:

  • Quarto duplo: 74,00€ (pequeno-almoço incluído)
  • Quarto single: 64,00€ (pequeno-almoço incluído)

APOIO INSTITUCIONAL

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register