5º Encontro Nacional dos Secretários Clínicos

DATAS: 29 de setembro de 2018

LOCAL: Leiria, Escola Superior de Saúde – IPL (mapa aqui)

DESTINATÁRIOS: Secretários Clínicos

ENQUADRAMENTO

O papel do Secretariado Clínico tem vindo a evoluir ao longo dos últimos anos, acompanhando o próprio processo de reestruturação dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

A reforma dos CSP trouxe, para as dinâmicas da Equipa Multiprofissional, o Secretário Clínico (SC), solicitando-lhe competências e responsabilidades em áreas como a gestão, planeamento e organização que, até esse momento, não lhe eram pedidas, pelo menos não com as exigências atuais. Atualmente, os Profissionais do Secretariado Clínico continuam a assumirem-se como um valioso recurso subaproveitado, o que não se pode aceitar quando, constantemente, o Poder Político e o Cidadão exigem Cuidados de Saúde acessíveis, próximos, humanos e eficientes.

Com o aparecimento das Unidades de Saúde Familiares (USF) emergiu a necessidade de desenvolver e consolidar o perfil e as práticas do Secretariado Clínico num contexto de equipa multiprofissional. A mudança de um modelo puramente administrativo para um contexto assistencial multiprofissional impulsiona, assim, a redefinição das práticas profissionais.

As USF aperfeiçoaram uma dinâmica muito própria ao assumirem-se como equipa multidisciplinar de prestação de cuidados de excelência com processos assistenciais e de governação clínica transversais a todos os grupos profissionais. Deste modo, urge investir na qualificação dos seus profissionais, contribuindo para o seu enriquecimento na aquisição das competências necessárias para assumir novas responsabilidades.

Do distanciamento inicial, passámos para a inclusão do SC na gestão diária das Unidades Funcionais, surgindo um novo perfil profissional: mais proativo, mais dinâmico, motivado e em consonância com a missão comum a toda a equipa multiprofissional.

Apesar de todas as virtudes do “Modelo USF”, devemos considerar que, dificilmente, haverá Cuidados de Saúde Primários de excelência sem excelentes Secretários Clínicos, indo de encontro ao referido pelo Secretário Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, no 10º EN das USF: “é um grupo de profissionais, nomeadamente de SC, que sem eles o SNS não funciona e com eles pode funcionar e muito bem”.

Sendo o lema deste ano o nosso ponto de partida, confirmamos que este Encontro foi mais um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas, mas, acima de tudo, um forte momento de afirmação e capacitação do Secretariado Clínico.

Saibamos potenciar, entre todos, esta resiliência e capacidade de mudança pois o caminho já percorrido reforça-nos a esperança de que o melhor ainda está para vir. Tenhamos a determinação e oportunidade para isso!

Porque o Futuro é agora!

Juntos somos mais fortes! Todos fazemos parte!

PROGRAMA

Conheça o programa.

APRESENTAÇÕES

Por favor clique em cima da imagem correspondente à sessão para ter acesso à apresentações.

 

 

 

 

 

 

 

Agradecemos a presença dos cerca de 130 secretários clínicos oriundos das diferentes Regiões do território Continental.

Não é de mais relembrar que a USF-AN está fortemente comprometida com a qualificação e apoio aos Secretários Clínicos e, por isso, continuará a promover e apoiar todas as iniciativas nesse sentido.

Recordem alguns momentos na galeria abaixo.

GALERIA DE IMAGENS

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register