2º Encontro Nacional das USF

Caros Profissionais de Saúde,

USF – UM RUMO DE MELHORIA CONTÍNUA DE QUALIDADE!
USFAN – UMA REDE NACIONAL DE PARTILHA E APRENDIZAGEM!

Estes são os lemas do II Encontro Nacional das USF.

Vivemos em Portugal uma nova realidade nos cuidados de saúde primários, com a respectiva reforma e com a criação de 200 unidades de saúde familiar. Estas envolvem mais de 4000 profissionais de saúde e mais de 2,5 milhões de portugueses.

No quadro desta nova realidade, nasceu uma nova organização social, a associação nacional dos profissionais de saúde das USF (USFAN).
Gerada no ano de 2008, cresceu a par e passo com a constituição das equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos das USF, inspirando-se em valores e princípios comuns, como a solidariedade e a autonomia.

A USFAN promoveu o I Encontro Nacional das USF, em 29 de Fevereiro, que reuniu 800 profissionais de saúde, contribuiu para a criação de laços entre USF, para o intercâmbio de experiências e para a definição de objectivos comuns.

As USF passaram a contar com uma força que interpreta, representa e defende os interesses e posições comuns, junto dos órgãos políticos e dos media. Aumentar a capacidade das equipas das USF comunicarem e aprenderem umas com as outras, vai ser determinante para o êxito da mudança.

O II Encontro Nacional das USF, para o qual prevemos a duplicação dos participantes, tem como objectivo principal, o desenvolvimento de uma rede nacional de partilha, reflexão, aprendizagem e melhoria contínuas.

O programa é diversificado, quanto ao tipo de cursos e de debates e quanto aos temas, salientando-se ente outros, os sistemas de informação, a contratualização, os processos de trabalho das equipas, os instrumentos de boas práticas, de qualidade e de governação clínica.

O grande número de novas USF, bem como a implementação dos ACES, são novos fenómenos, com implicações próprias, que também estarão em debate neste II Encontro.

Uma das inovações deste encontro é a iniciativa com os utentes e organizações locais, orientada para a capacitação em saúde.

O II Encontro Nacional das USF será aberto a todas as entidades, organizações, personalidades e profissionais de saúde que contribuem para o avanço deste acontecimento extraordinário, que é a Reforma dos CSP.

Tal como as USF, a USFAN espera contribuir mais uma vez, para o desenvolvimento profissional, para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde e para a optimização do Serviço Nacional de Saúde.

A Direcção da USF-AN e a Comissão Organizadora do Encontro Nacional de USF 2010

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register