9º Encontro Nacional das USF

O 9.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar (9.º ENUSF), a realizar entre 10 e 13 de maio de 2017, na Universidade de Aveiro, assume-se como um evento de continuidade. Continuidade não porque é mais cómodo, mas, essencialmente, como um processo constante de exigência no desenvolvimento, na partilha e na defesa da excelência da “Marca USF”.

No seguimento das conclusões extraídas das sessões desenvolvidas no 8.º ENUSF impera a necessidade de avaliar criticamente o investimento, nas suas várias dimensões, anunciado por este ciclo político, nos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Assim, iremos identificar respostas para a questão: Aposta nos CSP – está a acontecer?

Nos dias 10 e 11 de maio continuaremos a construir um espaço formativo de excelência, a Academia dos Cuidados de Saúde Primários. Nascida no 8.º EN, este projeto rápida e naturalmente se assumiu como um espaço privilegiado de qualificação e capacitação dos vários intervenientes na área dos CSP, alavancado pela participação de sensivelmente três centenas de formandos. Todo este processo de “formação-ação” culminou em dezenas de Projetos práticos que os formandos pensaram, consolidaram, desenvolveram e executaram em conjunto com a equipa da sua USF. Nesta 2.ª edição a ambição é, naturalmente, fazer mais e melhor, proporcionando aos formandos ferramentas para desenvolver respostas ainda mais qualificadas aos desafios quotidianos da sua profissão.

Nos dias 12 e 13 de maio desenvolver-se-á a componente politico-organizacional do evento, averiguando-se a efetividade, ou não, da aposta nos CSP no presente ciclo político. Continua atual e, cada vez mais, premente a necessidade dos atores políticos (Nacionais, Regionais e Locais), sociais e dos próprios cidadãos se alinharem numa efetiva e estratégica convergência de vontades onde a importância dos CSP para o desenvolvimento, qualificação e consolidação do Serviço Nacional de Saúde saia da retórica e passe, efetivamente, para ações concretas, com ganhos tangíveis, no terreno. Neste capítulo, as Unidades de Saúde Familiar, e os seus Profissionais, continuam a assumir-se como pilares estruturantes de todas as ações e esforços que se deverão implementar.

Estamos, mais uma vez, a preparar um Encontro onde seja possível potenciar as sinergias da massa crítica presente e direcioná-la para duas das dimensões mais relevantes das USF e dos seus profissionais: a partilha e o desenvolvimento. É nossa convicção que todas as sessões estão a ser construídas com o objetivo principal de reforçar a capacitação individual e coletiva, refinando e fortalecendo competências que se afirmem como uma mais-valia em qualquer contexto. Haverá sessões com abordagens de interesse transversal a todos os participantes, mas, também, teremos momentos particularmente construídos para cada profissional se reunir com os seus pares.

Como nem só de trabalho se deve fazer o quotidiano das USF e os seus Profissionais, teremos espaço para continuarmos a alimentar a nossa rede social através de momentos lúdicos onde, aqueles que assim o pretendam, poderão disfrutar da informalidade que é usual nestas ocasiões.

Acreditamos que este será um evento, à semelhança das edições anteriores, incontornável e único no espaço dos CSP, com uma dimensão multiprofissional e transgeracional, que contará com a participação de várias centenas de profissionais Médicos, Enfermeiros e Secretários Clínicos e diversas personalidades de destaque no SNS.

Contamos com todos em Aveiro, maio 2017!

Paulo Santos
Presidente da Comissão Organizadora

Login

Welcome! Login in to your account

Remember meLost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register