9º Encontro Nacional das USF

O 9.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar (9.º ENUSF), a realizar entre 10 e 13 de maio de 2017, na Universidade de Aveiro, assume-se como um evento de continuidade. Continuidade não porque é mais cómodo, mas, essencialmente, como um processo constante de exigência no desenvolvimento, na partilha e na defesa da excelência da “Marca USF”.
No seguimento das conclusões extraídas das sessões desenvolvidas no 8.º ENUSF impera a necessidade de avaliar criticamente o investimento, nas suas várias dimensões, anunciado por este ciclo político, nos Cuidados de Saúde Primários (CSP).
Assim, iremos identificar respostas para a questão: Aposta nos CSP – está a acontecer?
Nos dias 10 e 11 de maio continuaremos a construir um espaço formativo de excelência, a Academia dos Cuidados de Saúde Primários. Nascida no 8.º EN, este projeto rápida e naturalmente se assumiu como um espaço privilegiado de qualificação e capacitação dos vários intervenientes na área dos CSP, alavancado pela participação de sensivelmente três centenas de formandos. Todo este processo de “formação-ação” culminou em dezenas de Projetos práticos que os formandos pensaram, consolidaram, desenvolveram e executaram em conjunto com a equipa da sua USF. Nesta 2.ª edição a ambição é, naturalmente, fazer mais e melhor, proporcionando aos formandos ferramentas para desenvolver respostas ainda mais qualificadas aos desafios quotidianos da sua profissão.
Nos dias 12 e 13 de maio desenvolver-se-á a componente politico-organizacional do evento, averiguando-se a efetividade, ou não, da aposta nos CSP no presente ciclo político. Continua atual e, cada vez mais, premente a necessidade dos atores políticos (Nacionais, Regionais e Locais), sociais e dos próprios cidadãos se alinharem numa efetiva e estratégica convergência de vontades onde a importância dos CSP para o desenvolvimento, qualificação e consolidação do Serviço Nacional de Saúde saia da retórica e passe, efetivamente, para ações concretas, com ganhos tangíveis, no terreno. Neste capítulo, as Unidades de Saúde Familiar, e os seus Profissionais, continuam a assumir-se como pilares estruturantes de todas as ações e esforços que se deverão implementar.
Estamos, mais uma vez, a preparar um Encontro onde seja possível potenciar as sinergias da massa crítica presente e direcioná-la para duas das dimensões mais relevantes das USF e dos seus profissionais: a partilha e o desenvolvimento. É nossa convicção que todas as sessões estão a ser construídas com o objetivo principal de reforçar a capacitação individual e coletiva, refinando e fortalecendo competências que se afirmem como uma mais-valia em qualquer contexto. Haverá sessões com abordagens de interesse transversal a todos os participantes, mas, também, teremos momentos particularmente construídos para cada profissional se reunir com os seus pares.
Como nem só de trabalho se deve fazer o quotidiano das USF e os seus Profissionais, teremos espaço para continuarmos a alimentar a nossa rede social através de momentos lúdicos onde, aqueles que assim o pretendam, poderão disfrutar da informalidade que é usual nestas ocasiões.
Acreditamos que este será um evento, à semelhança das edições anteriores, incontornável e único no espaço dos CSP, com uma dimensão multiprofissional e transgeracional, que contará com a participação de várias centenas de profissionais Médicos, Enfermeiros e Secretários Clínicos e diversas personalidades de destaque no SNS.
Contamos com todos em Aveiro, maio 2017!
Paulo Santos
Presidente da Comissão Organizadora