11º Encontro Nacional das USF

40 anos após a Conferência Global de Alma-Ata, 36 anos depois da Conferência Europeia “Cuidados de Saúde Primários em Países Industrializados”, 12 anos decorridos desde a publicação do Decreto-lei das USF, a USF-AN organiza o seu 11º Encontro Nacional das USF,  dias 29 e 30 de novembro, no Monte da Caparica – Almada (Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz).

Este Encontro, o primeiro a sul do rio Tejo, terá lugar na área de influência do ACeS Almada-Seixal, que sempre tem estado na vanguarda da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, sendo o ACeS de Lisboa e Vale do Tejo com maior número de USF (18).

Esperam-nos dois dias intensos de trabalho e partilha, em que iremos discutir e reinventar o conceito (e a prática) do Centro de Saúde – A Rede das Redes!

O momento político será oportuno, imediatamente após as legislativas. Tentaremos envolver todos os decisores no debate, procurando contribuir para que, nos próximos quatro anos, haja um verdadeiro investimento nos Cuidados de Saúde Primários e, consequentemente, na eficiência e sustentabilidade do nosso Serviço Nacional de Saúde.

No Programa constarão sessões plenárias relacionadas com o lema do Encontro e workshops dos mais variados temas. Teremos também o habitual Acontece’19, com apresentações em póster e comunicações orais sobre o que de melhor se faz nas nossas USF.

Haverá ainda tempo para conviver, descontrair e, se S. Pedro o permitir, desfrutar do «Sol da Caparica»!

Contamos convosco!

Alexandra Fernandes

Médica de família, USF Fernão Ferro MAIS

Presidente do 11ºENUSF

*** Faça download do cartaz 

Abaixo apresentamos o programa resumido do 11º Encontro Nacional das USF.

Caso pretenda aceder ao Programa Detalhado por favor aceda ao pdf.

Esperam-nos dois dias intensos de trabalho e partilha, em que iremos discutir e reinventar o conceito (e a prática) do Centro de Saúde – A Rede das Redes!

O programa é composto por Sessões Plenárias (Grande Auditório) e Workshop (Auditórios 1, 2 e 3).

Pode fazer download do programa resumido em pdf.

Após o sucesso do 11º Encontro Nacional das USF, partilhamos as apresentações feitas pelos nossos Palestrantes, a quem agradecemos toda a colaboração e empenho.

*Clique na imagem abaixo para aceder.

Pode também consultar o Relatório Final do evento. 

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o programa do 11º Encontro Nacional das USF, que decorreu nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, em Almada, incluiu um espaço para comunicações orais e em póster. Reveja o REGULAMENTO.

Conheça os Vencedores:

Comunicações Orais

1º Prémio

Nome da Comunicação: ESTRATÉGIAS PARA UMA USF FARMACOVIGILANTE – UM PROJECTO DE AVALIAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE

Autores: Ana Rita Barbosa; Ana Filipa Fontes; Joana Maria Machado Silva Nuno; Susana Manuela Costa Fernandes; Maria Inês Sepúlveda; Georgiana Chiriac; Sílvia Gonçalves; Berta Catalão; João Ribeiro; Dinis Brito

Unidade: USF 7Fontes

2º Prémio

Nome da Comunicação: CONSULTA DE DOENTES COMPLEXOS (CDC) SEM MÉDICO DE FAMÍLIA DE UMA UCSP

Autores: João Dias Ferreira, Ana Pacheco, Cátia Valente, Cecília Coelho, Diana Coelho, Helena Costa Pinto, Inês Pires, Joana Marinho, João Pereira, Mário Cenicante, Marisa Reis, Nuno Gaião Silva, Rui Algarvio, Sofia Ribeiro, Cristina Sá Nogueira, Lúcia Lopes

Unidade: ACeS Almada-Seixal

Menção Honrosa

Nome da Comunicação: CENTRO DE SAÚDE DOS PEQUENINOS NO MARCO DE CANAVESES

Autores: Sónia Moreira, Ana Cláudia Miranda, Fátima Monteiro da Cruz, Lucilia Antunes, Catarina Magalhães, Filipe Alves, Luísa Couto, Sara Lopes, Fábio Ribeiro, Cátia Ferreira, Ana Ribeiro, Sandra Pereira, Maria do Rosário Martins, Alexandra Miranda de Maia, Ana Silva, Carla Gonçalo, Sandra es Pessoa, Sandra Veríssimo, Adélia Machado, Amélia Silva, Raquel Queirós da Silva, Sandra Monforte, Cláudia Cardoso, Andrea Teixeira de Freitas; Filipe Cabral; Ricardo Barbosa, Rosa Sousa, Liliana Soares, Rosália Soares, Aurora Moreira

Unidade: USF Tâmega, USF Marco, UCC Marco de Canaveses, Unidade de Saúde Pública, URAP e UAG do ACES Baixo Tâmega – Marco de Canaveses

Comunicações em Póster

1º Prémio

Nome da Comunicação: A ARTE DE BEM REGISTAR! UM PROJETO DE MELHORIA DA QUALIDADE

Autores: Susana Manuela Costa Fernandes, Joana Maria Machado Silva Nuno, Ana Rita Barbosa, Ana Filipa Fontes, Maria Inês Sepúlveda, Gerogiana Chiriac, Sílvia Gonçalves, Berta Catalão, João Portela Ribeiro, Dinis Rodrigues Brito

Unidade: USF 7Fontes

2º Prémio

Nome da Comunicação: DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR NA INFÂNCIA: QUANDO A LÍNGUA É UMA BARREIRA

Autores: Mariana Filipa Fraga de Oliveira, Fabrizio Cossutta, Maria Inês Cardoso Magalhães, Rita Isabel Nogueira Oliveira, Sandra Patrícia Ramos Maia

Unidade: USF Almirante

Menção Honrosa

Nome da Comunicação: UMA USF FORA DE PORTAS

Autores: Maria Inês Sepúlveda, Susana Manuela Costa Fernandes, Joana Maria Machado Nuno, Ana Rita Barbosa, Ana Filia Fontes, Gergiana Chiriac, Berta Catalão, Sílvia Gonçalves, João Portela Ribeiro, Dinis Rodrigues Brito

Unidade: USF 7Fontes

Agradecemos a todos os que participaram!

A Equipa Coordenadora:

  • Francisca Carraça | Enfermeira, USF Pinhal de Frades
  • Inês Rosa | Médica interna, USF Cova da Piedade
  • Joana Gonçalves | Médica interna, USF FFmais
  • Sandra Lopes | Médica interna, USF Costa do Mar

Datas Importantes

  • 30 de setembro de 2019 – data limite para submissão de resumos
  • 31 de outubro de 2019 – data limite para comunicar a “aceitação” ou “não-aceitação” (a ser feito pela organização)
  • 24 de novembro de 2019 – data limite para disponibilizar a apresentação (aplicável apenas às comunicações orais)

Candidaturas

Dado que os trabalhos já foram selecionados, deixamos livro de resumos do mesmos para consulta.

Agradecemos a participação!

Automóvel – partindo da Praça de Espanha ou Eixo N-S, tomar a auto-estrada A2 no sentido de Setúbal (A2-Sul), virar à direita logo após a travessia da Ponte 25 de Abril na indicação “Caparica” e seguir pela via rápida da Costa de Caparica (IC20) até à saída ”Monte de Caparica”, seguindo o percurso indicado no mapa. Vindo de Setúbal, apanhar a a auto-estrada A2 no sentido de Lisboa, virar à direita na indicação “Caparica” (antes da Ponte 25 de Abril) e seguir pela via rápida da Costa de Caparica (IC20) até à saída ”Monte de Caparica”, seguindo o percurso indicado no mapa.
Coordenadas GPS: Latitude: 38°40’2.52″N | Longitude: 9°11’57.26″W

Comboio – através dos comboios da Fertagus (vindo de Lisboa ou de Setúbal/Coina), com saída na estação do Pragal. Tomar: o Metro no sentido Universidade (linha 3), com saída no Monte de Caparica; ou os autocarros da TST, com destino a Marisol (126), Fonte da Telha (127), Trafaria (125) ou Costa de Caparica (124/194), com descida no Monte de Caparica (R. Trabalhadores Rurais/Largo da Igreja).
Horários e outras informações: http://www.fertagus.pt/

Metro Transportes do Sul (MTS) – vindo de Cacilhas (directo) ou Corroios (com mudança de linha), apanhar o metro da Linha 3, em direcção à Universidade e sair na paragem do Monte de Caparica.
Horários e outras informações: http://www.mts.pt/

Autocarro – vindo de Lisboa: usar os autocarros dos Transportes Sul do Tejo (TST) que ligam a Praça de Espanha (metro Praça de Espanha) ou Areeiro (metro Areeiro) à Costa de Caparica, devendo apear-se na paragem da portagem da Ponte 25 de Abril. Qualquer autocarro da TST que parta destes locais e que pare na paragem da portagem da Ponte 25 de Abril também servirá, incluindo o autocarro n.º 753 da Carris (que parte da Pç. José Fontana, passando pelo Marquês de Pombal e Amoreiras).
A partir da paragem da portagem, subir a rampa para o Pragal e tomar os autocarros da TST, com destino a: Marisol (126), Fonte da Telha (127), Trafaria (125) ou Costa de Caparica (124), com descida no Monte de Caparica (R. Trabalhadores Rurais/Largo da Igreja).
Vindo de Cacilhas tomar os autocarros da TST, com destino a: Marisol (126), Fonte da Telha (127), Trafaria (125) ou Costa de Caparica (124), com descida no Monte de Caparica (R. Trabalhadores Rurais/Largo da Igreja).
Vindo da Costa de Caparica apanhar o autocarro para Cacilhas (124) ou Pragal (194) e sair no Monte de Caparica (R. Trabalhadores Rurais).
Horários e outras informações: http://www.tsuldotejo.pt/ e http://www.carris.pt/

Barco – do Cais do Sodré (metro Cais do Sodré) para Cacilhas, através dos barcos da Transtejo. Após a chegada a Cacilhas, apanhar o metro ou autocarro (conforme indicações acima referidas). Pode também apanhar o barco na estação de Belém para o Porto Brandão seguido de autocarro da TST para o Monte de Caparica, com descida na R. Trabalhadores Rurais.
Horários e outras informações: http://www.transtejo.pt/

Coorganização

Apoios

Apoios (géneros)

Apoios (organização)

Recorde alguns dos melhores momentos do 11º Encontro Nacional das USF.

 

Abaixo partilhamos a Galeria de fotografias.

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!