Outras Formações

Gestão de Conflitos

ORGANIZAÇÃO

Modalidade: formação-ação

Destinatários: profissionais das unidades de saúde (toda a equipa – MF, EF e Secretários Clínicos)

Requisitos: máximo de 25 participantes; acesso preferencial a Associados USF-AN com quotas regularizadas.

Forma de organização: formação em sala.

Data: 20 de outubro de 2018

Horário: 9h – 13h (4 horas)

Local: Centro de Saúde de Sete Rios

ENQUADRAMENTO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

No processo de gestão das unidades de saúde é pautado por um modelo de qualidade de saúde assente na permanente avaliação dos processos. Neste âmbito, as políticas de gestão deverão acautelar os profissionais que nelas trabalham, os serviços prestados e as necessidades das populações que se destinam.

Com  base nos três eixos de intervenção supracitados, o workshop “Gestão de Conflito” pretende contribuir para a sensibilização de práticas de resolução de conflito. Este processo é fundamental para melhoria dos serviços prestados e para a compreensão das necessidades das populações.  

Neste workshop pretende-se desenvolver competências na resolução de conflitos.

É missão da USF-AN fomentar a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de equipas autónomas e responsáveis, para uma prestação de Cuidados de Saúde Primários de qualidade. Com este pressuposto, a delegação Sul da USF-AN pensou o COMPARA (Comunidade de Partilha e Aprendizagem da Delegação Sul) como reuniões que visam a partilha e aprendizagem entre as equipas, capacitando-as com mais competências e conhecimentos, tendo por base as efetivas necessidades dos profissionais. Pretendeu-se que os temas fossem transversais aos três grupos profissionais.

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar os(as) participantes(as) para a dinâmica do conflito e práticas para a sua resolução.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os(as) participantes(as) deverão ser capazes de:

  • Compreender o conflito.
  • Identificar as fases do conflito.
  • Identificar as causas de conflito.
  • Identificar as fases de resolução.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Definição de conflito.
  • Conflito /Problema.
  • Fases do conflito.
  • Causas de conflito.
  • Abordagens à gestão de conflito.

Processos e Procedimentos

ORGANIZAÇÃO

Modalidade: formação-ação

Destinatários: profissionais das unidades de saúde (toda a equipa – MF, EF e Secretários Clínicos)

Requisitos: máximo de 25 participantes; acesso preferencial a Associados USF-AN com quotas regularizadas.

Forma de organização: formação em sala.

Data: 20 de outubro de 2018

Horário: 9h – 13h (4 horas)

Local: Centro de Saúde de Sete Rios

ENQUADRAMENTO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

A Governação clínica/gestão clínica é vista como o processo através do qual as organizações de saúde se responsabilizam pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e pela salvaguarda de padrões elevados de qualidade de cuidados. Envolve todos os membros da equipa de saúde pelo reconhecimento do contributo de cada um para a qualidade dos cuidados, implica esforço conjunto para identificar aspectos que necessitem de melhoria e para procurar soluções, implica responsabilização pelos serviços prestados.

É missão da USF-AN fomentar a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de equipas autónomas e responsáveis, para uma prestação de Cuidados de Saúde Primários de qualidade.

Com este pressuposto a delegação Sul da USF-AN pensou o COMPARA (Comunidade de Partilha e Aprendizagem da Delegação Sul) como reuniões que visam a partilha e aprendizagem entre as equipas, capacitando-as com mais competências e conhecimentos, tendo por base as efetivas necessidades dos profissionais. Pretendeu-se que os temas fossem transversais aos três grupos profissionais.

Neste workshop pretende-se incrementar os conhecimentos dos participantes sobre o conceito de Qualidade, princípios da Gestão da Qualidade, como elaborar e implementar um manual de procedimentos numa unidade de saúde.

OBJETIVOS GERAIS

Sensibilizar os participantes para  a identificação dos Processos necessários para o Sistema da Qualidade e a implementação de Procedimentos adaptados à realidade de uma unidade de saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os(as) participantes(as) deverão ser capazes de:

  • Compreender o conceito de Qualidade;
  • Conhecer os princípios da Gestão da Qualidade;
  • Compreender o conceito de processo e de procedimento;
  • Conhecer os elementos que devem constar de um procedimento;
  • Identificar os processos e procedimentos da unidade de saúde;
  • Elaborar o índice do manual de procedimentos da unidade de saúde;
  • Relacionar os procedimentos obrigatórios (DiOr-USF);

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Definição de Qualidade e dos princípios da Gestão da Qualidade.
  • Processos de uma unidade de saúde.
  • Aplicação do Ciclo Deming (PDCA).
  • Procedimentos numa unidade de saúde.
  • Manual de Procedimentos.

Inscrição brevemente.

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