13º Encontro Nacional das USF

O 13º Encontro Nacional das USF – Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos – promovido pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), à semelhança do 12ª Encontro Nacional das USF, em 2021, será em formato presencial. Será concretizado na cidade de Braga, no Altice Fórum Braga, nos dias 14 e 15 de outubro de 2022.

A USF-AN é uma organização multiprofissional, agregadora das sensibilidades dos três (3) grupos profissionais que compõem as USF – médicos, enfermeiros e secretários clínicos. Assumindo este carácter, tem procurado alimentar as várias mudanças nos CSP, que se têm concretizado, também, fruto da discussão interna promovida nos vários encontros ao longo dos anos.

O Encontro Nacional da USF-AN é uma oportunidade única de partilha de problemas, soluções e boas práticas. É terreno fértil onde invariavelmente floresce a capacidade de reflexão sobre o passado e se discute o caminho futuro. Tendo em conta o estado atual da nossa contemporaneidade, o 13º Encontro Nacional das USF assume particular relevância no panorama organizacional do Serviço Nacional de Saúde, no que concerne aos Cuidados de Saúde Primários. Pretende-se que seja um momento catalisador de ideias, de diálogo, reflexão e definidor do caminho a seguir.

O programa do evento está desenhado por forma a relevar os três grupos profissionais que compõem a nossa associação, dividido em sessões mais específicas e intimistas e sessões plenárias com temas mais abrangentes e organizacionais, sempre com espaço para a discussão e intervenção de todos.

Além disso, a atual Direção da USF-AN vai colocar à disposição dos sócios a oportunidade de influenciar o programa de forma próxima e direta através de um questionário, que será remetido a todos. Como não poderia deixar de ser, haverá lugar para momentos de convívio e, porque não dizê-lo, de festa! Celebrar a nossa envolvência, as nossas conquistas, os nossos milagres e sacrifícios e, como não poderia deixar de ser, o nosso compromisso com a saúde dos nossos utentes, com a nossa Associação e com o modelo USF.

O 13º ENUSF pretende ser um ponto e um palco comum de discussão de muitos destes problemas, envolvendo para isso todos os atores e estruturas dos CSP, para que em conjunto possamos encontrar soluções comuns que beneficiem todas as equipas e seus profissionais, em prol da melhoria dos cuidados que prestamos aos nossos utentes, bem como da melhoria da satisfação e bem-estar dos profissionais. Para isso esperam-nos momentos de discussão alargada bem como de atualização e renovação das nossas competências profissionais.

Alinhados com estas ideias de saúde e bem-estar, pretende-se criar um ambiente de convívio e salutar partilha, um reencontro entre todos os que possam participar, algo que nos tem fugido há tempo demais.

Esperamos por todos nos dias 14 a 15 de outubro de 2022, no Altice Fórum Braga!

A Comissão Organizadora

Faça download do cartaz em pdf e afixe na sua USF.

É com enorme vontade e confiança que apresentamos as Linhas Gerais do 13º Encontro Nacional das USF.

O desafio está lançado e aceite, e tudo faremos para termos as respostas e compromissos que há muito aguardamos, que contribuem para o objetivo deste evento – Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos.

Para tal, à semelhança do que temos feito, envolveremos inúmeras personalidades da saúde, para que, todos juntos, sejamos capazes de pensar e debater os CSP e SNS, que acreditamos serem globais e universais.

O programa científico do evento será trabalhado tendo como base as Linhas Gerais que agora apresentamos.

—> Linhas Gerais em pdf

utilização dos INCENTIVOS INSTITUCIONAIS

Recordamos que é possível utilizar os Incentivos Institucionais para suportar os custos associados à participação nos eventos da USF-AN, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores.  

A USF-AN contactou todas as ARS com o objetivo de solicitar a colaboração destas na aplicação dos Incentivos Institucionais das USF e UCSP, mesmo sabendo que estes dois últimos anos foram especialmente diferentes, por força da pandemia COVID-19. Não se tendo verificado qualquer alteração legislativa a este respeito, apelamos ao compromisso de utilização de Incentivos Institucionais de anos anteriores, se necessário e nos casos em que estejam reunidas as condições. 

Para utilizar os Incentivos Institucionais, basta que as USF e UCSP tenham nos seus Planos de Aplicação de Incentivos Institucionais (PAII), verba disponível para aplicar na área FORMAÇÃO. Se assim for, poderão utilizar essa verba para assegurar a inscrição dos seus profissionais nos eventos USF-AN.  

Para garantir que o processo decorrerá da melhor forma, aconselhamos que confirmem, desde já, com a respetiva ARS, se existe verba no respetivo PAII para a área de formação, para que possam assegurar, atempadamente, a V/inscrição nos eventos USF-AN.

É com enorme satisfação que apresentamos a Comissão Organizadora do 13º Encontro Nacional das USF. 

Esta equipa multidisciplinar e dinâmica aceitou o desafio lançado pela Direção da USF-AN e está fortemente empenhada em concretizar este evento, de forma consistente e inovadora, levando a cabo o seu objetivo – Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos. Para tal, à semelhança do que temos feito, envolveremos inúmeras personalidades da saúde, para que, todos juntos, sejamos capazes de pensar e debater os CSP e SNS, que acreditamos serem globais e universais.

  • Rui Pedro Amendoeira (Presidente) – Médico de família, USF Ramalde
  • André Rosa Biscaia – Médico de família, USF Marginal
  • André Vieira da Silva – USF-AN
  • Bruno Moreno – Médico de família, USF Coimbra Sul
  • Carla Dixe – Enfermeira de família, USF Ramalde
  • Cristina Afonso – Enfermeira de família, USF Manuel Rocha Peixoto
  • Dinis Brito – Médico de família, USF 7Fontes
  • Gonçalo Melo – Médico de família, USF Tílias
  • Helena Cabral – Médica de família, USF Cedofeita
  • Isabel Gonçalves – Enfermeira de família, USF Conde Saúde
  • Mafalda Paula Pinto – Médica Interna, USF Ramalde
  • Nelson Magalhães – Secretário clínico, USF S. João do Porto
  • Paulo Santos – Secretário clínico, USF S. João do Porto
  • Ricardo Gomes – Enfermeiro de família, USF Gualtar
  • Sancha Frazão – USF-AN

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register