13º Encontro Nacional das USF

O 13º Encontro Nacional das USF – Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos – promovido pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), à semelhança do 12ª Encontro Nacional das USF, em 2021, será em formato presencial. Será concretizado na cidade de Braga, no Altice Fórum Braga, nos dias 14 e 15 de outubro de 2022.

A USF-AN é uma organização multiprofissional, agregadora das sensibilidades dos três (3) grupos profissionais que compõem as USF – médicos, enfermeiros e secretários clínicos. Assumindo este carácter, tem procurado alimentar as várias mudanças nos CSP, que se têm concretizado, também, fruto da discussão interna promovida nos vários encontros ao longo dos anos.

O Encontro Nacional da USF-AN é uma oportunidade única de partilha de problemas, soluções e boas práticas. É terreno fértil onde invariavelmente floresce a capacidade de reflexão sobre o passado e se discute o caminho futuro. Tendo em conta o estado atual da nossa contemporaneidade, o 13º Encontro Nacional das USF assume particular relevância no panorama organizacional do Serviço Nacional de Saúde, no que concerne aos Cuidados de Saúde Primários. Pretende-se que seja um momento catalisador de ideias, de diálogo, reflexão e definidor do caminho a seguir.

O programa do evento está desenhado por forma a relevar os três grupos profissionais que compõem a nossa associação, dividido em sessões mais específicas e intimistas e sessões plenárias com temas mais abrangentes e organizacionais, sempre com espaço para a discussão e intervenção de todos.

Além disso, a atual Direção da USF-AN vai colocar à disposição dos sócios a oportunidade de influenciar o programa de forma próxima e direta através de um questionário, que será remetido a todos. Como não poderia deixar de ser, haverá lugar para momentos de convívio e, porque não dizê-lo, de festa! Celebrar a nossa envolvência, as nossas conquistas, os nossos milagres e sacrifícios e, como não poderia deixar de ser, o nosso compromisso com a saúde dos nossos utentes, com a nossa Associação e com o modelo USF.

O 13º ENUSF pretende ser um ponto e um palco comum de discussão de muitos destes problemas, envolvendo para isso todos os atores e estruturas dos CSP, para que em conjunto possamos encontrar soluções comuns que beneficiem todas as equipas e seus profissionais, em prol da melhoria dos cuidados que prestamos aos nossos utentes, bem como da melhoria da satisfação e bem-estar dos profissionais. Para isso esperam-nos momentos de discussão alargada bem como de atualização e renovação das nossas competências profissionais.

Alinhados com estas ideias de saúde e bem-estar, pretende-se criar um ambiente de convívio e salutar partilha, um reencontro entre todos os que possam participar, algo que nos tem fugido há tempo demais.

Esperamos por todos nos dias 14 a 15 de outubro de 2022, no Altice Fórum Braga!

A Comissão Organizadora

Faça download do cartaz em pdf e afixe na sua USF.

Car@s Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários do SNS,

Car@s Colegas das Unidades de Saúde Familiar,

Foi com surpresa e satisfação que recebi o convite da Direcção da USF-AN para presidir ao 13º Encontro Nacional das USF, pelos dias 14 e 15 de Outubro de 2022, na cidade de Braga. Perante um convite desta natureza, recusar seria algo difícil, mesmo reconhecendo a minha inexperiência para tal demanda. Assim, foi com espírito de missão e entusiasmo que iniciamos este desafio, certos de que o modelo USF merece, e precisa, tanto de ser defendido como de ser acarinhado e continuamente evoluído.

Os últimos anos não têm sido fáceis para todos enquanto cidadãos, em particular para os profissionais de saúde e, em específico, os profissionais dos CSP. É aceite e evidente que um bom sistema de saúde é suportado pelos seus cuidados de base. Nos últimos dois anos (desde sempre?), em Portugal, a maior fatia do sistema de saúde português, e na resposta à pandemia COVID19, foi suportada pelos CSP, pelos seus profissionais, muitas vezes em sacrifício próprio e dos seus familiares. Não quero com isto descurar, menorizar ou desvalorizar a resposta de outros níveis de cuidados, como os cuidados hospitalares, farmácias e outros; pelo contrário, considero também que outros níveis de cuidados responderam, e bem, com todas as limitações circunstanciais e estruturais. Porém, a resposta de todo o sistema foi possível graças ao pilar fundamental de cuidados, aquele que mais próximo se encontra dos cidadãos e que melhor conhece todas as realidades locais – os CSP.

Tendo em mente estes e outros factos, tem-se mantido uma certa atitude de estagnação, de inação algo ruidosa por parte dos decisores políticos. Apesar de algumas mudanças recentes e salutares na contratualização, mantêm-se inalteradas questões orgânicas, da mais elementar justiça, como, por exemplo, o desenvolvimento do Modelo B e a progressão de Modelo organizativo, de A para B. É perversamente medieval o tempo que muitas unidades passam desde que obtêm o parecer técnico até à homologação superior, já para não discutir o modelo de transição em si e os requisitos que actualmente são exigidos.

Muitos de nós lutamos diariamente por nos manter à tona de longos e loucos dias de trabalho, por puro sentido de missão, pela saúde do próximo. Lutamos contra burocracia, ineficiências, logística, etc… São demasiados eteceteras. Como se não bastasse, os sistemas de informação, que deveriam ser um aliado fortíssimo para facilitar o nosso dia-a-dia na compilação de informação clínica dos nossos utentes, são frequentemente os nossos piores inimigos e geradores de ainda mais barreiras.

Tendo estas ideias em mente, defendemos que os CSP são o nível de cuidados mais relevante, fundamental e onde estão a maioria das soluções que o SNS precisa. O Modelo USF é internacionalmente elogiado, tem provas dadas dentro das nossas fronteiras, mas precisa de continuar a evoluir, de ir ao encontro das necessidades de saúde da população, da necessária eficiência da prestação de cuidados e satisfação profissional. Para tal, todos os profissionais precisam de se envolver na sua crítica, na sua defesa, na busca de soluções para as ameaças presentes, transformar as fraquezas em mais-valias e no desenho do caminho que queremos seguir no futuro. Enquanto conhecedores de realidades específicas, temos de ser parte ativa na definição do caminho, do nosso caminho. Para tal, é de extrema importância que mostremos a nossa força e a nossa vontade de continuar a melhorar. Organizações representativas de tantos profissionais, de vários grupos, a que a USF-AN já nos habituou, vivem da riqueza e da pluralidade de ideias e de objetivos comuns. O sítio ideal para manifestarmos o nosso interesse, as nossas preocupações, contributos e o nosso apoio é no Encontro Nacional.

Este ano o programa foi desenhado por forma a que se acomodassem interesses comuns (sessões plenárias) e interesses mais específicos de cada grupo profissional (sessões parcelares), com assuntos que consideramos de extrema relevância, com foco no presente e no futuro. Procuramos ir de encontro às sugestões e alertas dos sócios da USF-AN, aquando da sua auscultação pública que muito contribuiu para o programa, e desejamos que em todas as sessões haja espaço à discussão e troca de ideias entre os presentes.

Certo de que todos somos valiosos, todos temos voz e todos somos relevantes para o nosso crescimento e bem comum, espero vê-los a todos em Braga no próximo Encontro Nacional das USF.

Rui Pedro Amendoeira

Presidente da Comissão Organizadora do 13º Encontro Nacional das USF

É com enorme vontade e confiança que apresentamos as Linhas Gerais do 13º Encontro Nacional das USF.

O desafio está lançado e aceite, e tudo faremos para termos as respostas e compromissos que há muito aguardamos, que contribuem para o objetivo deste evento – Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos.

Para tal, à semelhança do que temos feito, envolveremos inúmeras personalidades da saúde, para que, todos juntos, sejamos capazes de pensar e debater os CSP e SNS, que acreditamos serem globais e universais.

O programa científico do evento será trabalhado tendo como base as Linhas Gerais que agora apresentamos.

—> Linhas Gerais em pdf

No 13º Encontro Nacional das USF esperam-nos dois dias intensos de trabalho e partilha. É com satisfação que apresentamos o programa preliminar do evento.

No programa temos vários tipos de sessões plenárias relacionadas com o lema do Encontro e com o que nos propomos a desenvolver – Uma equipa de saúde familiar para todos – bem como outras sessões dos mais variados temas. Teremos também o habitual ACONTECE’22, com apresentações em póster e comunicações orais sobre o que de melhor se faz nas nossas USF. 

Porque queremos recuperar o espírito de convivência e festa, reservamos para o final do primeiro dia, 14 de outubro, uma sunset party acessível a qualquer participante do evento.

Analise o programa abaixo:

Versão em pdf

Ministro da Saúde (a confirmar)

CEO do SNS (a confirmar)

Correia de Campos

Presidente dos SPMS, EPE

utilização dos INCENTIVOS INSTITUCIONAIS

Recordamos que é possível utilizar os Incentivos Institucionais para suportar os custos associados à participação nos eventos da USF-AN, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores.  

A USF-AN contactou todas as ARS com o objetivo de solicitar a colaboração destas na aplicação dos Incentivos Institucionais das USF e UCSP, mesmo sabendo que estes dois últimos anos foram especialmente diferentes, por força da pandemia COVID-19. Não se tendo verificado qualquer alteração legislativa a este respeito, apelamos ao compromisso de utilização de Incentivos Institucionais de anos anteriores, se necessário e nos casos em que estejam reunidas as condições. 

Para utilizar os Incentivos Institucionais, basta que as USF e UCSP tenham nos seus Planos de Aplicação de Incentivos Institucionais (PAII), verba disponível para aplicar na área FORMAÇÃO. Se assim for, poderão utilizar essa verba para assegurar a inscrição dos seus profissionais nos eventos USF-AN.  

COMO FAZER?

A USF-AN vem informar que nos termos dos procedimentos implementados internamente nas ARS e ULS, os pedidos de inscrição em formações/congressos/encontros, como é o caso dos eventos organizados pela USF-AN, terão, necessariamente, de dar entrada na Unidade de Aprovisionamento, Logística e Património (UALP) e/ou Departamento de Formação no máximo até 15 dias antes da data da sua realização, sob pena de não existir capacidade para desenvolver atempadamente o pertinente procedimento e obter a necessária autorização de despesa por parte do Conselho Diretivo da ARS ou ULS.

Por outro lado, quando em causa está a utilização de Incentivos Institucionais, os pedidos de inscrição nos referidos eventos apenas serão considerados se forem validados e autorizados pelos respetivos coordenadores das USF, onde deve constar em anexo a ata/declaração dessa autorização (disponibilizamos modelo AQUI), assinada pelo respetivo Coordenador(a). Esta ata/declaração também deverá mencionar quais os profissionais que utilizarão os respetivos incentivos institucionais, valor total e a Unidade Funcional.

No entanto, deverá ter em conta o envio para o seu ACeS e respetiva ARS dos seguintes documentos:

– inscrição de cada profissional

– declaração de utilização dos incentivos institucionais assinada e carimbado pelo coordenador da Unidade (disponível neste separador)

– comissão gratuita de serviço de cada profissional (quando aplicável)

Agradecemos a todos os profissionais que procedam em conformidade com o exposto.

Para realizar a inscrição por esta via, aqui no portal da USF-AN, por favor siga os passos descritos neste pdf. 

INFORMAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DOS INCENTIVOS INSTITUCIONAIS 

*Inscrições por esta via só até 5 de outubro

A USF-AN vem informar que nos termos dos procedimentos implementados internamente nas ARS e ULS, os pedidos de inscrição em formações/congressos/encontros, como é o caso dos eventos organizados pela USF-AN, terão, necessariamente, de dar entrada na Unidade de Aprovisionamento, Logística e Património (UALP) e/ou Departamento de Formação no máximo até 15 dias antes da data da sua realização, sob pena de não existir capacidade para desenvolver atempadamente o pertinente procedimento e obter a necessária autorização de despesa por parte do Conselho Diretivo da ARS ou ULS.

Por outro lado, quando em causa está a utilização de Incentivos Institucionais, os pedidos de inscrição nos referidos eventos apenas serão considerados se forem validados e autorizados pelos respetivos coordenadores das USF, onde deve constar em anexo a ata/declaração dessa autorização (disponibilizamos modelo AQUI), assinada pelo respetivo Coordenador(a). Esta ata/declaração também deverá mencionar quais os profissionais que utilizarão os respetivos incentivos institucionais, valor total e a Unidade Funcional.

No entanto, deverá ter em conta o envio para o seu ACeS e respetiva ARS dos seguintes documentos:

– inscrição de cada profissional

– declaração de utilização dos incentivos institucionais assinada e carimbado pelo coordenador da Unidade (disponível neste separador)

– comissão gratuita de serviço de cada profissional (quando aplicável)

Agradecemos a todos os profissionais que procedam em conformidade com o exposto.

Para realizar a inscrição por esta via, aqui no portal da USF-AN, por favor siga os passos descritos neste pdf.

PREÇOS DE INSCRIÇÃO (inclui coffee-breaks)

ATÉ 26 DE SETEMBRO DE 2022

Sócios Plenos  (com quotas regularizadas)

  • Médicos de Família – 90,00€
  • Médicos Internos – 75,00€
  • Enfermeiros de Família – 75,00€
  • Outros Profissionais – 75,00€
  • Secretários Clínicos – 60,00€
  • Estudantes – 40,00€

Não Sócios e/ou Sócios com quotas em atraso – 175,00€

A PARTIR DE 26 SETEMBRO DE 2022

Sócios Plenos  (com quotas regularizadas)

  • Médicos de Família – 110,00€
  • Médicos Internos – 90,00€
  • Enfermeiros de Família – 90,00€
  • Outros Profissionais – 90,00€
  • Secretários Clínicos – 75,00€
  • Estudantes – 55,00€

Não Sócios e/ou Sócios com quotas em atraso – 200,00€

Faça a inscrição através dos botões abaixo.

NOTA: se é associado da USF-AN, por favor faça login AQUI antes de clicar no respetivo botão.

*ATUALIZAÇÃO: Candidaturas encerradas!

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o programa do 13º Encontro Nacional das USF vai incluir um espaço para comunicações orais e em póster.

No ACONTECE’22 podem participar todos os profissionais das USF, todos os profissionais de outras Unidades Funcionais dos ACeS e dos Cuidados de Saúde Primários, Internos de MGF ou de outras especialidades e alunos de enfermagem, de medicina ou outros.

As COMUNICAÇÕES ORAIS poderão abordar um vasto leque de temáticas, incluindo questões relacionadas com o desenvolvimento das atividades: 

  1. Assistencial;
  2. Formativa e/ou de investigação;
  3. Organizativa de adaptação a diferentes contextos em saúde;
  4. Dinâmicas do trabalho de equipa;
  5. Interação com a comunidade;
  6. Melhoria contínua da qualidade;
  7. Outro.

As COMUNICAÇÕES EM PÓSTER têm como tema preferencial o do 13º Encontro Nacional das USF: “Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos”

Não limitados a este tema, convidamos-vos a submeterem pósteres que retratem boas práticas que diferenciam a vossa Unidade tais como: 

  1. Processos assistenciais;
  2. A gestão de pessoas;
  3. A inovação;
  4. O posicionamento estratégico;
  5. Entre outros.

REGULAMENTO

Consulte o Regulamento do concurso em pdf.

DATAS IMPORTANTES

  • 2 de setembro – data limite para submissão de resumos
  • 11 de setembro – data limite para comunicação sobre aceitação (ou não) da candidatura

CANDIDATURAS

Candidaturas encerradas.

É com enorme satisfação que apresentamos a Comissão Organizadora do 13º Encontro Nacional das USF. 

Esta equipa multidisciplinar e dinâmica aceitou o desafio lançado pela Direção da USF-AN e está fortemente empenhada em concretizar este evento, de forma consistente e inovadora, levando a cabo o seu objetivo – Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos. Para tal, à semelhança do que temos feito, envolveremos inúmeras personalidades da saúde, para que, todos juntos, sejamos capazes de pensar e debater os CSP e SNS, que acreditamos serem globais e universais.

  • Rui Pedro Amendoeira (Presidente) – Médico de família, USF Ramalde
  • André Rosa Biscaia – Médico de família, USF Marginal
  • André Vieira da Silva – USF-AN
  • Bruno Moreno – Médico de família, USF Coimbra Sul
  • Carla Dixe – Enfermeira de família, USF Ramalde
  • Cristina Afonso – Enfermeira de família, USF Manuel Rocha Peixoto
  • Dinis Brito – Médico de família, USF 7Fontes
  • Gonçalo Melo – Médico de família, USF Tílias
  • Helena Cabral – Médica de família, USF Cedofeita
  • Isabel Gonçalves – Enfermeira de família, USF Conde Saúde
  • Mafalda Paula Pinto – Médica Interna, USF Ramalde
  • Nelson Magalhães – Secretário clínico, USF S. João do Porto
  • Paulo Santos – Secretário clínico, USF S. João do Porto
  • Ricardo Gomes – Enfermeiro de família, USF Gualtar
  • Sancha Frazão – USF-AN
Braga é um local privilegiado na Península Ibérica: em Portugal, mas junto à Galiza.
Possui excelentes acessibilidades, que a tornam facilmente acessível por todas as formas de transporte de passageiros.

Veja como chegar ao Altice Forum Braga AQUI.

À semelhança das edições anteriores, a Comissão Organizadora do 13º Encontro Nacional das USF desenvolveu algumas parcerias com unidades hoteleiras de Braga, com o objetivo de apresentar preços mais baixos para os participantes do evento.

Abaixo apresentamos as parcerias, com respetivas condições, desenvolvidas.

Single (pequeno almoço incluído):

– dia 12 de out – 83€

– dia 13 e dia 14  de out – 89€ 

Duplo (pequeno almoço incluído):

– dia 12 de out – 92€ 

– dia 13 e dia 14 de out – 98€ 

Reservas: enviar email para h8308@accor.com mencionando o nome do evento

 

Reservas mediante disponibilidade. Garantem a “melhor tarifa” no momento da reserva e de acordo com as tipologias que ainda estejam disponíveis.
 
Reservas: através do link aqui

Single (pequeno almoço incluído): 50.00€
Duplo casal ou twin (pequeno almoço incluído): 59.00€
Triplo (pequeno almoço incluído): 82.00€
 
A estes valores acresce 1.50€ por pessoa/dia até um máximo de 4 noites seguidas – Taxa Turística.
 
Reservas: enviar email para reservas@basichotelbraga.com mencionando o nome do evento

O valor de quarto single ou duplo (com pequeno almoço incluído) apresentado no site do próprio hotel já contempla um desconto de 15% face em relação ao preço base.
 
Reservas: através do link aqui

APOIOS

Platinium sponsor

Silver sponsor

Silver sponsor

Silver sponsor

Silver sponsor

APOIOS EM GÉNEROS

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register