12º Encontro Nacional das USF

ENQUADRAMENTO

O 12º Encontro Nacional das USF – AGIR, CAMINHAR, PROGREDIR reveste-se de especial importância na conjuntura atual que vivemos, na medida em que assinala o regresso da Associação aos eventos presenciais, interrompidos durante este ano por força da pandemia. Importa ter presente que o impacto da pandemia foi especialmente profundo no setor da saúde, nomeadamente, nos Cuidados de Saúde Primários. O setor travou um duro confronto, em várias frentes, e atravessou uma elevada transformação, sendo, porém, inquestionável que a imagem dos profissionais de saúde e das suas estruturas saiu largamente reforçada, face à sua manifesta capacidade de adaptação, resiliência e reinvenção dos seus serviços e até modelos de atuação. É, por isso, importante que as organizações da área da saúde sejam, também elas, capazes de demonstrar igual capacidade de renovação e reinvenção, no que diz respeito às exigentes respostas face às necessidades e carências em saúde da população.

O 12º ENUSF será o único evento multiprofissional do país, onde se reúnem médicos de família, enfermeiros de família, secretários clínicos e outros profissionais da saúde, além de académicos, autarcas, utentes e profissionais de outras áreas fora da saúde, para debater, aprofundar e discutir políticas e estratégias nacionais para melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Estamos certos de que será um evento muito participado, uma vez que todos os profissionais de saúde pretendem marcar presença neste momento de aprendizagem e partilha, tendo em conta a nova forma de estar e trabalhar em saúde.

Este evento contará também com a participação de personalidades ímpares da Saúde, que nos trazem contributos e visões para a melhoria dos CSP e do SNS.

Estamos a preparar o 12º Encontro Nacional das USF.

Faça download do cartaz e partilhe na sua Unidade! 

Toda a informação será atualizada aqui!

*Em caso de ausência de condições de segurança para realização do evento em formato presencial, o mesmo acontecerá em formato online.

Caras(os) Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários

Caras(os) Colegas das USF,

 

A Direção da USF-AN (Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar) propôs-me o desafio de presidir a Comissão Organizadora do 12º Encontro Nacional das USF em 2020, cargo que aceitei com todo o prazer e espírito de missão. Mal nós sabíamos que mudaria toda a nossa forma de viver e trabalhar em poucos meses.

O ano 2020 mudou drasticamente as nossas vidas e o nosso trabalho em particular e virou o nosso mundo de pernas para o ar. A situação atual em Portugal e no mundo relacionada com a pandemia COVID-19 foi, e ainda é para muitos, uma realidade vivida pela primeira vez. Nós vemos novas tarefas associadas constantemente às nossas atividades diárias, que não param de mudar e de crescer. Os utentes aprenderam a autogestão da doença e reformularam o recurso aos serviços de saúde, bem como a avaliação da resposta dada pela sua equipa de saúde familiar.

Anos de organização e reflexão sobre a melhor resposta das USF aos utentes resultaram em maior acessibilidade das equipas a consultas programadas, ao seguimento de grávidas, de crianças e jovens, mulheres em planeamento familiar e de doentes crónicos, dando igualmente resposta no próprio dia às situações agudas que possam surgir. Contribuímos ainda para a diminuição de utilização dos serviços de urgência, sendo evitadas, anualmente, uma média de 650 mil idas às urgências hospitalares (fonte, ENSP, 2017).

Hoje, em tempos de pandemia, fomos capazes de manter estas marcas, que nos caracterizam, agora ajustadas a uma nova realidade. O Portal SNS confirma-nos isso mesmo. Em julho de 2020, por exemplo, foram realizadas quase mais um milhão de consultas não presenciais do que no período homólogo de 2019, mesmo com o aumento das nossas tarefas diárias, quando comparadas com as que tínhamos no mesmo período em 2019.

Vivemos um momento ímpar na saúde. Continuamos a observar uma crescente escalada de tarefas repetidas e burocráticas entregues às equipas de saúde familiar, “roubando” assim demasiado tempo e energia, retirando muitas vezes o foco daquilo que é realmente importante: fazer medicina familiar.

Assim, não só pelos desafios gerados pela pandemia COVID-19, mas também pela necessidade urgente de reerguer a Reforma dos CSP, o 12º Encontro Nacional das USF – AGIR, CAMINHAR, PROGREDIR – promovido pela USF-AN, reveste-se de especial importância, uma vez que assinala o regresso da Associação aos eventos presenciais.

Por força da crise sanitária que vivemos, este evento será adiado para os dias 17 e 18 de setembro de 2021, mantendo o mesmo local de realização, o Porto.

Não temos dúvidas de que este encontro é muito necessário. O impacto da pandemia foi especialmente profundo no setor da saúde, nomeadamente, nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Travamos um duro confronto em várias frentes e atravessamos uma elevada transformação, sendo, porém, inquestionável que a imagem dos profissionais de saúde e das suas estruturas saiu largamente reforçada pela sua manifesta capacidade de adaptação, resiliência e reinvenção dos seus serviços e modelos de atuação. Por isso, é importante que as organizações da área da saúde sejam, também elas, capazes de demonstrar igual capacidade de renovação e reinvenção no que diz respeito às exigentes respostas face às necessidades e carências em saúde da população.

Mesmo perante este esforço acrescido das equipas de saúde familiar, temos verificado que os CSP e as suas Unidades Funcionais (UF) têm sido desconsideradas e desvalorizadas pelas estruturas governamentais e pela comunidade em geral. Reiteradamente assistimos a uma falta de investimento nos seus profissionais e equipas de saúde familiar.

É urgente criar um espaço aberto de partilha e debate no qual se envolverão todas as estruturas governamentais da saúde, todos os parceiros, partidos políticos e profissionais, para responder, por exemplo e entre outras questões: “Que futuro para o Modelo USF?”.

Temos de mudar este cenário e por esse motivo irei dar todo o meu contributo para fazer deste evento um ponto de viragem no Serviço Nacional de Saúde, em especial nos Cuidados de Saúde Primários. Estou certa de que este sentimento é partilhado por todos.

A vossa presença é fundamental para fazermos cumprir os objetivos deste Encontro!

Espero poder ver-vos a todos no Porto em setembro. Porque juntos somos mais fortes!

Maria José Ribas

Presidente da Comissão Organizadora do 12º Encontro Nacional das USF

No 12º Encontro Nacional das USF esperam-nos dois dias intensos de trabalho e partilha.

Caso pretenda, pode consultar as Linhas Gerais  que estiveram na base da construção do programa científico.

No programa científico temos sessões plenárias relacionadas com o lema do Encontro e com o contexto atual da saúde, bem como workshops dos mais variados temas. Teremos também o habitual ACONTECE’21, com apresentações em póster e comunicações orais sobre o que de melhor se faz nas nossas USF. Os workshops têm inscrição prévia e limitadas.

Abaixo apresentamos o programa resumido do 12º Encontro Nacional das USF.

Pode fazer download do programa resumido em pdf. 

Brevemente disponibilizaremos o programa detalhado.

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o programa do 12º Encontro Nacional das USF vai incluir um espaço para comunicações orais e em póster.

No ACONTECE’21 podem participar todos os profissionais das USF, todos os profissionais de outras Unidades Funcionais dos ACeS e dos Cuidados de Saúde Primários, Internos de MGF ou de outras especialidades e alunos de enfermagem ou de medicina. 

O ACONTECE’21 tem como objetivo ser um espaço de partilha de boas práticas e de experiências inovadoras no âmbito dos cuidados de saúde primários.  

As COMUNICAÇÕES ORAIS poderão abordar um vasto leque de temáticas, incluindo questões relacionadas com o desenvolvimento das atividades: 

  1. Assistencial;
  2. Formativa e de investigação;
  3. Organizativa de adaptação à nova realidade em saúde;
  4. Dinâmicas do trabalho de equipa;
  5. Interação com a comunidade;
  6. Melhoria contínua da qualidade;
  7. Outro. 

As COMUNICAÇÕES EM PÓSTER têm como único tema a Unidade Funcional encarada como um todo. Avaliar o seu presente e projetar o seu futuro, como fazer, onde quer chegar, que caminho iremos percorrer? Pretende-se que os pósteres retratem processos inovadores que traduzam a ideia de fazer bem e melhor. Pode ser algo que entendam que seja especial na vossa Unidade: a resiliência da equipa, a inovação, o rumo da equipa, entre outros. É tempo de Agir, Caminhar, Progredir.

Estão convidados a consultar o  REGULAMENTO para conhecer todas as datas importantes e obter esclarecimentos adicionais. 

As candidaturas devem ser submetidas nos respetivos FORMULÁRIOS ABAIXO!

Boa sorte!

COMUNICAÇÕES ORAIS

(candidaturas no botão abaixo)

COMUNICAÇÕES EM PÓSTER

(candidaturas no formulário abaixo)

Aceito o regulamento do Acontece'2021

Já é possível realizar a inscrição no 12º Encontro Nacional das USF!

Informamos que é possível utilizar os Incentivos Institucionais para suportar os custos associados à participação no 12º Encontro Nacional das USF, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores. 

A USF-AN contactou todas as ARS com o objetivo de solicitar a colaboração destas na aplicação dos Incentivos Institucionais das USF e UCSP, mesmo sabendo que o ano de 2020 foi especialmente diferente, por força da pandemia COVID-19. Não se tendo verificado qualquer alteração legislativa a este respeito, apelamos ao compromisso de utilização de Incentivos Institucionais de anos anteriores, se necessário e nos casos em que estejam reunidas as condições.

Para utilizar os Incentivos Institucionais, basta que as USF e UCSP tenham nos seus Planos de Aplicação de Incentivos Institucionais (PAII), verba disponível para aplicar na área FORMAÇÃO. Se assim for, poderão utilizar essa verba para assegurar a inscrição dos seus profissionais no 12º Encontro Nacional das USF. 

Ao realizarem a inscrição por esta via, devem seguir os passos descritos no guia de procedimentos .

Entretanto, disponibilizamos os respetivos preços de inscrição:

VALORES PARA INSCRIÇÕES

Sócio USF-AN

  • Médicos | € 60
  • Enfermeiros | € 50
  • Secretários Clínicos | € 40
  • Outros profissionais de saúde | € 40

Não Sócio USF-AN (ou Sócio com quotas por regularizar) | € 150

Estudantes (ensino pré-graduado)| € 20

Esperamos poder ver-vos a todos no Porto! 

Faça a sua inscrição no respetivo botão abaixo:

NOTA: para “inscrição sócios”, por favor primeiro faça login aqui e só depois clique no respetivo botão.

A Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota está localizada nos Jardins do Palácio de Cristal, com acesso pela Rua de Dom Manuel II, no coração da cidade do Porto.

Inserida num parque vibrante, colorido e vivo, a Arena está a poucos minutos do centro da cidade e da área de Património Mundial da UNESCO e a 20 minutos do aeroporto.

Coordenadas GPS

Transportes públicos

A melhor forma de chegar à Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, especialmente em dias de espectáculos, é através da utilização de transportes públicos. Desta forma evitar perder tempo e dinheiro à procura de estacionamento e ajuda-nos na missão de minimizar o impacto ambiental.

Metro

O Porto é servido por 6 linhas de Metro que cobrem grande parte da cidade e as cidades circundantes. Para chegar à Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, a estação de Metro mais próxima é a “Casa da Música”, servida pelas linhas A, B, C, E e F. A partir daqui pode fazer um pequeno passeio de 1,5 km pela cidade ou utilizar os autocarros da STCP:

  • 201: Viso – Aliados
  • 302: Circular Praça da Liberdade – Constituição
  • 501: Matosinhos (praia) – Aliados
  • 507: Leça (via MAR Shopping) – Cordoaria
  • 601: Aeroporto (via MAR Shopping) – Cordoaria

Se preferir pode usar a estação do Metro de “Carolina Michaelis”, também servida pelas linhas A, B, C, E e F. Para chegar à Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota tem de caminhar 1,5 km ou utilizar um destes autocarros da STCP:

  • 301: Circular Hospital S. João – Sá da Bandeira
  • 602: Aeroporto (via Padrão Moreira) – Cordoaria

A estação central do Metro do Porto, a “Estação da Trindade”, está localizada a cerca de 1,8 km.

Mais informações em metrodoporto.pt

Autocarro STCP

A Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota é servida por diversas linhas de autocarro da STCP. A paragem mais próxima é a “Palácio” (com as identificações: PAL 2, PAL 3, PAL 4 e PAL 5), servida pelas linhas:

  • 200: Cast. Queijo – Bolhão
  • 201: Viso – Aliados
  • 207: Mercado da Foz – Campanhã
  • 208: Aldoar – Aliados
  • 303: Circular Praça da Liberdade – Constituição
  • 501: Matosinhos (praia) – Aliados
  • 507: Leça (via MAR Shopping) – Cordoaria
  • 601: Aeroporto (via MAR Shopping) – Cordoaria
  • 12M: Sto. Ovídio – Av. Aliados (serviço nocturno)
  • 13M – Matosinhos (Mercado) – Av. Aliados (serviço nocturno)

Mais informações em stcp.pt

Táxi / TVDE

Pode chegar facilmente à Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota usando um dos inúmeros táxis disponíveis pela cidade. Basta indicar como destino a Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota ou os Jardins do Palácio de Cristal.

Em alternativa pode ainda escolher entre os serviços de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica. No Porto funcionam:

  • Bolt
  • Cabify
  • Kapten
  • Uber

Comboio

A Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota está a cerca de 1,7 km da emblemática Estação de São Bento, a estação central de comboios da cidade, a partir da qual pode optar por fazer o percurso a pé pelas pitorescas ruas do centro histórico do Porto ou utilizar um destes autocarros da STCP:

  • 201: Viso – Aliados
  • 208: Aldoar – Aliados
  • 501: Matosinhos (praia) – Aliados

Viatura própria

A Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota é servida por um parque de estacionamento subterrâneo com 453 lugares.

O Parque de Estacionamento do Palácio de Cristal está aberto 24 horas/dia e tem acesso pela Rua Jorge de Viterbo Ferreira.

Os acessos à Via de Cintura Interna (VCI) e à autoestrada encontram-se a 5 minutos.

Tarifários, contactos e outras informações no website da Câmara Municipal do Porto.

***Fonte: superbockarena.pt

Com o objetivo de apoiar os nossos participantes no que respeita a alojamento na cidade do Porto, a USF-AN desenvolveu algumas parcerias das quais podem usufruir os participantes do 12º Encontro Nacional das USF.

Abaixo listamos a unidades hoteleiras envolvidas, os descontos associados e formas de reserva:

4* (800m do local evento)
Reservas: email para porto@vinccihoteles.com mencionando que é participante do 12º Encontro Nacional das USF.
Taxa desconto: 10% desconto

HF Ipanema Porto 4* (750m do local evento)
HF Fénix Porto 4* (1km do local do evento)
HF Tuela Porto 3* (1km do local do evento)
Taxa desconto: 6% desconto

APOIO INSTITUCIONAL

APOIOS (géneros)

APOIOS

MAJOR SPONSOR

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional